ASSINE
search button

Parada LGBT da Maré acontece neste domingo

Será a 12ª edição do evento

Compartilhar

A 12ª edição da Parada LGBT da Maré, na Zona Norte do Rio, será realizada neste domingo (15), e este ano traz como tema: "Aceitar é uma escolha sua, respeitar é um dever de todos". A passeata conta com o apoio da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio (CEDS RIO). Os organizadores esperam que cerca de 20 mil pessoas compareçam ao evento. Antes do início do desfile, marcado para às 14h, haverá um trabalho social voltado para o público alvo e visitantes, com distribuição de materiais de prevenção às DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), com suporte da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e serviços da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH). O Grupo Pela Vidda vai realizar testes rápidos de HIV.

Macaque in the trees
Parada Gay na Maré (RJ) (Foto: Divulgação)

Dois trios elétricos irão desfilar pelas ruas da comunidade, comandados pelos DJs Eddy e Rato Velho. Drag queens famosas da noite LGBT carioca, como Pandora, Desirée, e Thababa Rios, irão animar o público. Uma ala plus size vai participar do cortejo para chamar atenção contra a gordofobia e o bullying.

-É muito importante que tenha este evento em nossa comunidade, a Maré também tem voz na luta pelo respeito e tolerância aos LGBTs. Espero um evento lindo como todos os anos- afirma Alberto Araújo Duarte, conhecido como Betto Cabeleireiro, organizador da Parada.

O Coordenador Especial da Diversidade Sexual do Rio, Nélio Georgini, será homenageado durante o evento.

- A realização de uma Parada dessa dimensão dentro de umas das maiores comunidades do Rio, nos dá sinais de como as pessoas cada dia mais se libertam de preconceitos instituídos. Promover diversidade para um público mais carente, com menos oportunidades, e sem lugar de fala na sociedade, é de extrema importância para lembrar que essas pessoas existem- ressalta Georgini.

Serviço:

Parada LGBT da Maré

Local: Rua 14(na altura da passarela 6 da Avenida Brasil). Ponto de referência: Fundação Oswaldo Cruz.

Dia: 15 de agosto de 2019

Horário: Às 14h