ASSINE
search button

Debate público na Câmara Municipal do Rio discute a comercialização de animais de estimação nesta segunda

Pixabay -
Debate público na Câmara Municipal discute a comercialização de animais no Rio
Compartilhar

Nesta segunda (16), a partir das 14h, um debate público discutirá o Projeto de Lei 1266/19, do vereador Dr. Marcos Paulo (Psol), que proíbe a venda de animais de estimação na cidade do Rio. Conhecido como 'Diga Não à Venda de Animais', o projeto tem gerado discussão entre protetores de animais e entidades que representam criadores de cães de raça.

Macaque in the trees
'Diga Não à Venda de Animais' é tema de debate no Rio (Foto: Pixabay)

Se o projeto for aprovado, quem quiser ter um animal de estimação no município do Rio não poderá mais comprá-los em lojas, petshops, sites ou feiras. Nem mesmo de pessoas físicas. Precisará escolher um dos milhares de animais que aguardam por adoção gratuita em ONGs ou no abrigo público municipal.

Autor do Projeto de Lei 1266/2019, o vereador Dr. Marcos Paulo, ressalta que o objetivo é acabar com a exploração comercial, mas jamais com os animais de raça. “A reprodução indiscriminada de animais de estimação com fins comerciais é uma perversidade que precisa acabar. Vamos abrir espaço para ouvir também quem cria raças de forma ética, legalizada, e com respeito aos animais. Mas certamente esses também terão que se adaptar para vender seus serviços em vez de colocar preços nos animais”, ressalta o vereador.