
A Fevest Show 2019, Feira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-prima, que acontece entre os dias 10 e 14 de julho, no Nova Friburgo Country Clube, apesar de ser uma Feira de Negócios e venda a varejo, terá nesta edição uma "Área Viva". O Projeto de Reciclagem de Resíduos Têxteis, “Atelier Tramando Arte”, dedicado à criação de novos produtos com resíduos industriais das confecções, terá trabalhos artesanais produzidos em tear manual.
Gerardo Barreto e Márcia Contreiras, através da tecelagem manual, produzem tecidos para uma infinidade de produtos, do vestuário à decoração. Pela primeira vez na FEVEST, apresentarão tapetes, panos americanos, caminhos de mesa, luminárias, entre outros artigos. Segundo os artesãos, no espaço haverá um tear de pedal, um de pente liço e um vertical. “Trabalharemos durante todo o evento, produzindo com os resíduos e propiciando que as pessoas experimentem o trabalho no tear”, lembra Márcia.
A proposta do Atelier TramandoArte é criar uma logística de gestão de resíduos têxteis, oferecendo cursos de capacitação, serviço de coleta, classificação, armazenamento, reutilização, transformando-os em novos produtos de consumo, tendo como objetivo a criação de negócios socioeconômicos e ambientalmente sustentáveis.
Atualmente, o projeto é fomentado pelo diretor Gerardo Barreto, desenhista técnico e arquitetônico, tecelão com 26 anos de experiência em tear pente-liço e tear de pedais, produziu obras enviadas para países como Inglaterra, Espanha, França, Portugal, Singapura, Argentina, Estados Unidos, Itália (Milão); e pela coordenadora Márcia Contreiras – artista plástica formada em Gravura pela Escola de Belas Artes - EBA / UFRJ, também facilitadora nas Oficinas de Tecelagem em Tear Pente-Liço no Atelier TramandoArte, Instituto Pindorama de Permacultura e no SESC de Nova Friburgo com Gerardo Barreto.
Serviço:
Fevest Show 2019 - Feira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-prima
Local: Nova Friburgo Country Clube
Endereço: Av Conselheiro Julius Arp, 140 Centro, Nova Friburgo/RJ
Data: 10 a 14 de julho (quarta-feira a domingo)
Horário: das 13h às 20h (Praça de Alimentação funcionará até 00h)