ASSINE
search button

Domingo, 27 de julho de 2025

Rafa Mon grafita painel com temática LGBT em homenagem ao filho

Novo mural fica no Armazém 7 do Cais do Porto

Bruno Bartholini/Divulgação -
Rafa Mon homenageia as crianças LGBTs
Compartilhar

Em comemoração ao mês do orgulho LGBT a artista Rafa Mon fez um grafite de arte urbana com temática LGBT em homenagem ao seu filho Davi, na Orla Conde, na Zona Portuária do Rio. A ação tem o apoio da prefeitura do Rio, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), e da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (CEDS Rio).

Macaque in the trees
Rafa pintou a si mesma com o filho Davi, ambos ativistas da causa LGBTQIA+ (Foto: Divulgação)

O Porto Maravilha recebeu a arte após Rafa Mon tentar sem sucesso colorir outras paredes pela cidade no Dia das Mães. “Tentei vários lugares disponíveis para grafite, mas ao apresentar a arte com a bandeira LGBT era recusada. Cheguei a oferecer dinheiro”, lamenta a artista. O novo desenho com o tema “Orgulho LGBTQIA+” para ela desperta orgulho ainda mais especial porque pintou a si mesma com o filho Davi, ambos ativistas da causa. 

“A minha inspiração foi de uma mãe para um filho LGBT. Desde que o Davi se descobriu, essa causa tem entrado com tudo no meu trabalho, porque é uma luta por representatividade, por respeito, eu queria que esse painel representasse o amor, porque as crianças LGBTs elas existem, e precisam ser acolhidas. Pra mim está sendo um marco importantíssimo esse painel, desde o dia que eu pintei, até agora, diversos casais LGBTs tem visitado para fazer fotos. Ele já está cumprindo uma função maravilhosa de orgulho e representatividade” explica Mon.

Macaque in the trees
Rafa Mon homenageia as crianças LGBTs (Foto: Bruno Bartholini/Divulgação)

Para o Coordenador Especial da Diversidade Sexual da prefeitura, Nélio Georgini, o Rio é uma cidade de muitas caras e cores. “É um lugar que respira liberdade e diversidade, no sentido amplo da palavra. A obra da Rafa é um presente para os moradores e turistas que visitarem a Zona Portuária” pontua.

Desde 2016 quando o Rio recebeu os Jogos Olímpicos e a Orla Conde foi inaugurada e batizada pelos cariocas de Boulevard Olímpico, já são 43 grafites entre a Praça Mauá e o fim do passeio público, após o AquaRio. A Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp) apoia o Museu de Arte Urbana do Porto (MAUP), plataforma digital que mapeia os murais da Região Portuária e oferece dois roteiros de visitação a pé.

Divulgação - Rafa pintou a si mesma com o filho Davi, ambos ativistas da causa LGBTQIA+
Tags:

grafite | lgbt | Rafa Mon