ASSINE
search button

Termina demolição de mais um prédio com risco de desabamento na Muzema

Mais dois edificios começam a ser demolidos na semana que vem

Tânia Rêgo/Agência Brasil -
Prefeitura inicia trabalhos de demolição de dois prédios no condomínio Figueiras do Itanhangá, em Muzema, no Rio de Janeiro.
Compartilhar

A Secretaria Municipal de Conservação finalizou nesta terça-feira (11) a demolição de uma construção de seis andares, na Muzema, zona oeste do Rio de Janeiro. O trabalho tinha sido iniciado no dia 28 de maio, de forma manual, depois do desabamento de dois edifícios no Condomínio Figueiras do Itanhangá. O acidente, que ocorreu no dia 24 de abril deste ano, resultou na morte de 24 pessoas.

Na semana que vem, terá início a derrubada dos dois últimos prédios liberados pela Defesa Civil municipal para que os trabalhos sejam iniciados. Com estes, serão ao todo cinco prédios irregulares e com risco de colapso demolidos na Muzema.

Macaque in the trees
Prefeitura inicia trabalhos de demolição de dois prédios no condomínio Figueiras do Itanhangá, em Muzema, no Rio de Janeiro. (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

No dia 27 do mês passado, foi concluída a demolição do prédio no lote 92 do Condomínio Figueiras do Itanhangá, na Estrada de Jacarepaguá 370. O prédio vermelho, de oito andares, foi demolido inicialmente de forma manual, por conta da altura, buscando assim afastar o risco de abalo estrutural em outras construções no entorno.

Os trabalhos começaram no dia 30 de abril pelas paredes internas e pela cobertura e seguiram desta forma até hoje, quando a altura chegou ao equivalente a quatro andares. Os serviços foram finalizados antes do prazo inicial de 30 dias, envolvendo ao todo 60 trabalhadores de diversos órgãos municipais.

Antes, no dia 24 de abril, a Secretaria de Conservação executou em um único dia, com auxílio de máquinas, a demolição do prédio de três andares que estava em construção no lote 93-A, situado no mesmo condomínio. Laudo da Defesa Civil realizado após o desabamento constatou que essas construções tinham risco iminente de colapso e deveriam ser demolidas imediatamente.

Parque

O entulho gerado pelas demolições não será retirado do local. Ao término das demolições, o município implantará um parque nesta região da Muzema em homenagem às vítimas do acidente. Além de recuperar a vocação do local como área de preservação ambiental, o parque impedirá a construção de novos prédios irregulares na comunidade.