ASSINE
search button

Túnel Acústico é parcialmente liberado e Rio volta ao estágio de atenção

Maurício Val/Prefeitura do Rio -
Equipes da prefeitura trabalham no Túnel Acústico Rafael Mascarenhas
Compartilhar

O Túnel Acústico foi parcialmente liberado nas primeiras horas deste domingo (19) - sentido São Conrado -, de acordo com informações da Prefeitura do Rio de Janeiro. Com isso, o município retornou ao estágio de atenção. A cidade estava em estágio de crise desde as 12h35 desta sexta-feira, dia 17.

Equipes da Prefeitura continuam atuando no túnel, que segue interditado, no sentido Lagoa, e, também, na Av. Niemeyer. De acordo com o Alerta Rio, neste domingo, o transporte de umidade do oceano para o continente continuará influenciando o tempo na cidade. O dia terá predomínio de céu nublado e há previsão de chuva fraca a moderada, podendo ser forte de forma rápida e em curto período de tempo, em pontos isolados a qualquer hora. Os ventos estarão fracos a moderados e as temperaturas estarão em elevação em relação ao sábado, sendo a mínima de 17°C e a máxima de 28°C.

Macaque in the trees
Comlurb trabalha na remoção dos escombros no Túnel Acústico (Foto: Maurício Val/Prefeitura do Rio)

AVENIDA NIEMEYER

Está funcionando nos dois sentidos, no momento, em sistema de siga e pare. Técnicos da GeoRio seguem monitorando 24 horas por dia a encosta, e equipes da CET-Rio estão de prontidão nas duas pontas da via, que pode ser totalmente interditada, de acordo com as condições do tempo.

TRÂNSITO

Devido ao fechamento do Túnel Acústico Rafael Mascarenhas, a CET-Rio informa que mantém o monitoramento do trânsito na região da Gávea, do Leblon e de São Conrado. Para viabilizar a ligação de São Conrado para a Lagoa e o Leblon, permanece em funcionamento o desvio pela Rua Graça Couto e Rua Marquês de São Vicente. No sentido oposto, do Leblon para São Conrado, outra opção é a Av. Niemeyer, que está funcionando nos dois sentidos, porém com sistema de Pare e Siga nas proximidades do n° 550. A operação de trânsito está reforçada em toda a região para garantir a fluidez do trânsito nas rotas disponíveis.

Apesar das medidas adotadas em contingência garantirem a mobilidade, permanece a orientação aos motoristas para que evitem a região em função dos diversos bloqueios implantados.

TRANSPORTE

A Secretaria Municipal de Transportes informa que as linhas que normalmente têm o trajeto pelo Túnel Acústico seguem pela Avenida Niemeyer, no sentido Barra da Tijuca. No sentido Lagoa, as linhas seguem pelo acesso do Túnel Zuzu Angel, com desvio para o viaduto Graça Couto e Marquês de São Vicente, restabelecendo nova ligação para a rota São Conrado - Leblon/Lagoa.

As frotas operacionais das linhas que vão para a Barra da Tijuca, via Alto da Boa Vista, bem como as linhas da Grajaú-Jacarepaguá e Linha Amarela seguem reforçadas.

Maurício Val/Prefeitura do Rio - Comlurb trabalha na remoção dos escombros no Túnel Acústico