ASSINE
search button

Avenida Niemeyer é fechada parcialmente; Rio segue em estágio de crise com túnel bloqueado

Via chegou a ser reaberta em esquema de "pare-siga", mas foi interditada no sentido Leblon em função de mais deslizamentos de terra

Beto Herrera -
Avenida Niemeyer
Compartilhar

A avenida Niemeyer, na zona sul do Rio de Janeiro, foi parcialmente fechada na manhã deste sábado (18) para trabalho das equipes da prefeitura nas encostas do local.

O Rio de Janeiro segue em estágio de crise, o mais grave na escala da prefeitura, decretado às 12h35 de sexta após parte da estrutura do túnel Acústico Rafael Mascarenhas cair sobre um ônibus na Gávea, na zona sul carioca. Não houve feridos.

Macaque in the trees
Avenida Niemeyer (Foto: Beto Herrera)

A avenida e o túnel são vias movimentadas responsáveis pelo trânsito entre São Conrado pelo Leblon. Nesta sexta (17), ambas ficaram totalmente interditadas por algumas horas, o que gerou um caos no trânsito.

A Niemeyer foi fechada em razão de deslizamento de terra. Chegou a ser reaberta em esquema de "pare-siga", mas foi fechada no sentido Leblon nesta sábado de manhã. O trânsito para São Conrado está aberto.

Equipes seguem trabalhando para liberar o túnel Rafael Mascarenhas. O prefeito Marcelo Crivella (PRB) afirmou, em vídeo publicado nas redes sociais da prefeitura, que o desafio agora é escorar uma coluna e uma viga do túnel danificada pelo incidente.

"A entrada do túnel já está toda limpa. Nosso problema agora é escorar essa coluna e uma viga para poder trabalhar por cima e garantir que na encosta não tenha mais riso de escorregamento de terra que possa afetar a estrutura da cobertura do túnel. Hoje será um dia de muito trabalho", disse Crivella.

Não há previsão para a conclusão dos trabalhos.

Segundo o prefeito, a estrutura do túnel desabou em razão de um deslizamento de terra no morro sobre a via. Ela não suportou a carga de terra carreada.

Além das vias bloqueadas, o estágio de crise se deve à previsão do tempo na cidade. Segundo o Centro de Operações, há possibilidade de chuva forte a muito forte, com ventos e rais a parte desta tarde.

Pela manhã, houve chuva fraca em pontos isolados do município.