ASSINE
search button

Rio: mutirão fará castração de gatos e gatas

Interessados devem fazer a inscrição do animal nesta terça-feira

Reprodução -
Mutirão fará castração de gatos e gatas
Compartilhar

A Subsecretaria de Bem Estar Animal (Subem), da Prefeitura do Rio de Janeiro, vai promover o “Mutirão Francisco”, no próximo dia 26, para castrar 150 gatos - 90 machos e 60 fêmeas. Para participar, é necessário fazer inscrição pessoalmente nesta terça-feira (22/01), no Centro de Proteção Animal da Fazenda Modelo, na Estrada do Mato Alto 5.620, Guaratiba. Não é preciso levar o animal. As senhas serão distribuídas às 8h, separadamente por machos e fêmeas. É necessário levar original e cópia da identidade, do CPF e do comprovante de residência.

Macaque in the trees
Mutirão fará castração de gatos e gatas (Foto: Reprodução)

A ação, fundamental para controle de natalidade e de doenças, foi idealizada após o Gatil São Francisco de Assis, na Praça Onze, ter sido depredado no início deste mês. O ato de vandalismo levou ao adiamento da reinauguração do espaço, que ocorreria em 4 de fevereiro com a previsão de realizar 4.000 procedimentos clínicos e cirúrgicos anualmente. Os trabalhos na próxima semana só serão possíveis porque os veterinários da rede municipal aceitaram de pronto a proposta do subsecretario Roberto de Paula.

- Tenho sorte de ter uma equipe tão dedicada à causa animal, todos trabalham com muito amor, eles aceitaram rapidamente a ideia do mutirão. Sabemos das necessidades da população e estamos aqui para atender a todos! – disse o subsecretario de Bem Estar Animal. 

CASTRAÇÃO TAMBÉM PODE SER AGENDADA

Além do mutirão, a Prefeitura do Rio mantém a marcação por telefone para a castração de cães e gatos. A agenda é aberta no primeiro dia útil do mês e encerrada no dia 10. A população deve ligar para 2976-2893 ou 2088-0097 e, protetores cadastrados, para 2293-6518. É permitido um animal por CPF ao mês.

O serviço é realizado em três locais: Fazenda Modelo (Estrada do Mato Alto 5.620, Guaratiba), U.S.M.V Bonsucesso (Avenida Brasil, passarela 09, esquina com a rua Teixeira Ribeiro) e U.S.M.V Engenho de Dentro (Rua Dois de Fevereiro 771). O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O atendimento clínico gratuito ocorre diariamente, sem a necessidade de agendamento.

Em 2018, a subsecretaria realizou 13.406 esterilizações e 8.947 atendimentos clínicos. De agosto a dezembro de 2018, foram 275 cirurgias emergenciais e diferenciadas, como amputação, mastectomia, hiperplasia mamária e cesariana entre outros procedimentos.

Tags:

castração | gato | rio