ASSINE
search button

Incêndio atinge Refinaria de Manguinhos, zona norte do Rio

Reprodução -
Incêndio em Manguinhos
Compartilhar

Um incêndio de grandes proporções atingiu a Refinaria de Manguinhos, na Zona Norte do Rio de Janeiro, no início da tarde desta segunda-feira (17). As chamas foram debeladas por volta das 15h.

O incêndio na refinaria de Manguinhos começou em um caminhão que descarregava produtos, segundo a assessoria de imprensa da companhia. Não há vítimas ou relatos de feridos no local. Por conta do incêndio, a pista lateral da Avenida Brasil foi fechada. A Linha amarela também tem interdições.

Bombeiros dos quartéis do Caju e de Benfica foram para o local, onde há muita quantidade de material inflamável, que alimentou chamas fortes e altas. A corporação orientou moradores do entorno da refinaria a deixar suas casas preventivamente.

A fumaça preta era tão intensa que podia ser vista de diversos bairros da cidade, como Tijuca e Grajaú. Além disso, o fogo esteve muito perto de caminhões com combustíveis, estacionados na área. 

Macaque in the trees
Incêndio em Manguinhos (Foto: Reprodução)

Criada em 1954, a Refinaria de Manguinhos mudou recentemente de nome para "Refit". Em seu site na Internet, a companhia se define como uma refinaria de pequeno porte que passa por um processo de modernização. Atualmente tem capacidade para refinar cerca de 15 mil barris de petróleo por dia.

Nota de esclarecimento

A Refit enviou um comunicado à imprensa informando que o incêndio atingiu a sua área de descarga e recebimento de matéria-prima e que não há vítimas. A companhia também divulgou que o fogo ficou limitado a região onde se encontravam os caminhões que estavam descarregando.

Veja a nota na íntegra:

A Refit comunica que um incêndio atingiu a sua área de descarga e recebimento de matéria-prima. Não há vítimas.

Em razão da rápida ação da brigada de combate a incêndio da Refinaria, o fogo ficou limitado a região onde se encontravam os caminhões que estavam descarregando.

A prioridade da Refit foi impedir que o fogo se alastrasse para áreas de maior risco, como as áreas de armazenagem e de produção, como determinam as normas de seu plano de combate a incêndio.

O fogo, ainda que tenha se iniciando em um único caminhão, em questão de minutos atingiu as demais carretas, que se encontravam próximas ao local, assim não havia outro procedimento a ser adotado a não ser permitir que todo o produto que existia nos caminhões se exaurisse através das chamas.

Com isso, a prioridade de nossa brigada de incêndio foi em evacuar as instalações e impedir o alastramento do fogo.

O incêndio foi controlado e a refinaria abrirá uma sindicância interna para apurar todas as causas que levaram a esse incidente.

A Refit pede desculpas ao transtorno causado e segue firme em seu compromisso com a comunidade Fluminense.

Reprodução/ Globo - Incêndio na Refinaria de Manguinhos
Tags:

fogo | inc?ndio | rio