ASSINE
search button

Rede hoteleira Othon pede recuperação judicial

Reproduções -
Maior hotel da rede é o Othon Palace Hotel, em Copacabana
Compartilhar

Uma das mais tradicionais e luxuosas redes hoteleiras do país, a Othon entrou ontem com pedido de recuperação judicial para conseguir pagar os credores após o fechamento de duas unidades na primeira quinzena do mês: o Bahia Othon Palace, em Salvador, e o Belo Horizonte Othon Palace, na capital mineira.

Em nota, a empresa afirmou que o pedido de recuperação judicial visa “equacionar os compromissos com os credores”. Com a medida, a rede recorre ao Poder Judiciário para suspender por 180 dias o pagamento de cobranças feitas na justiça. No período, o funcionamento do negócio é mantido e é possível gerar caixa para a empresa.

A rede de hotéis reforça que a decisão de fechar as portas das unidades em Salvador e Belo Horizonte aconteceu após “o máximo de tentativas para evitar o acontecimento”, mas a crise hoteleira que assola o setor desde 2015 foi mais forte. A empresa mantém a continuidade das operações no Rio de Janeiro e em outras oito cidades: São Paulo, Araraquara, São Carlos, Matão (todas em SP), Fortaleza, Natal, Recife e Macaé (RJ).

“Tentamos evitar ao máximo o fechamento destas unidades, promovendo uma série de ajustes e uma importante reestruturação interna nos últimos quatro anos. Tínhamos esperança de assim ganhar fôlego financeiro para mantê-las em pleno funcionamento, mas o cenário econômico de profunda retração, este ano, não permitiu a retomada do crescimento do setor, infelizmente”, diz a diretoria da Rede.

Macaque in the trees
Maior hotel da rede é o Othon Palace Hotel, em Copacabana (Foto: Reproduções)

Resultados insatisfatórios

No balanço do terceiro trimestre deste ano, a rede Othon justificou o fechamento das unidades de Salvador e de Belo Horizonte como uma tentativa de “melhor enfrentar os efeitos negativos da crise que já dura alguns anos”.

“Tradicionais e muito conhecidos nas regiões em que atuavam, estas unidades já tiveram seu tempo de glória. Mas atualmente, devido ao cenário de redução econômica dos últimos anos, com consequente queda nas taxas de ocupação, estas unidades deixaram apresentar resultados satisfatórios para a Empresa”, escreveu a administração em uma mensagem.

Além do fechamento de unidades, o Othon afirmou estar em uma estratégia de redução de custos e despesas que inclui a demissão de pessoas das funções operacionais, administrativas e de “backoffice”.