ASSINE
search button

'A Arte Delas': mostra monumental traz 21 obras criadas por mulheres

Fotos Beto Herrera -
"Ciclotrama (flutuantes)", obra de Janaina Mello Landini, paira com sua leveza sobre os gramados da Marina da Glória, no Parque do Flamengo, na Zona Sul
Compartilhar

Instalações, esculturas, grafites experiências interativas e performances dão o tom da mostra “A Arte Delas”, na terceira edição do projeto Marina Monumental, inaugurada ontem na Marina da Glória, no Aterro do Flamengo, na Zona Sul da cidade. A curadoria é de Marc Pottier, um bolinha neste clube da Luluzinha que este ano reuniu 21 obras exclusivamente de artistas mulheres criadas para o evento. O objetivo é dar visibilidade à produção feminina nas artes e mostrar como elementos centrais do cotidiano estão intimamente ligados à construção da identidade da mulher. A mostra fica em cartaz até 6 de janeiro.

Macaque in the trees
"Ciclotrama (flutuantes)", obra de Janaina Mello Landini, paira com sua leveza sobre os gramados da Marina da Glória, no Parque do Flamengo, na Zona Sul (Foto: Fotos Beto Herrera)

Com participação das artistas Amalia Giacomini, Ana Holck, Ananda Nahu, Anna Paola Protasio, Ana Vitoria Mussi, Claudia Jaguaribe, Claudia Melli, Claudia Sehbe, Gabriela Gusmão,Gabriela Maciel, Marcela Grosman, Janaina Mello Landini, Janaina Tschäpe, Liana Nigri, Maria Laet, Maria Lynch, Maria Fernanda Lucena, Nathalie Nery, Panmela Castro, Rosangela Dorazio e Simone Cupello, Poltier procurou participantes com estilos diversos. “Esta edição traz trabalhos que apresentam diferentes perspectivas sobre o que é – e como é ser mulher – e olhares distintos sobre o feminino. Também apresenta obras importantes que valorizam e homenageiam a produção artística e cultural das mulheres em um espaço importante de representatividade que são as artes plásticas”, destaca o curador, que vive e trabalha entre o Rio de Janeiro e Paris.

Entre as participantes, a grafiteira, militante do feminismo negro e fundadora da Rede Nami, Panmela Castro, preparou uma instalação em homenagem às mulheres perseguidas. Cada vestido-bandeira, carrega o nome de uma mulher do mundo que luta por mais qualidade de vida e liberdade para as mulheres. “Esse trabalho é para chamar a atenção e valorizar a luta dessas mulheres que estão sendo reprimidas por lutarem por seus direitos”, diz a artista.

Além do contato com obras de artistas de algumas das principais galerias brasileiras, o visitante poderá apreciá-las em meio a um espaço emoldurado por cartões postais da cidade, como a Baía de Guanabara, o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor, além dos Jardins do Parque do Flamengo.