Jornal do Brasil

Rio

Cardeal Orani Tempesta visita instalações sustentáveis da Penitência em primeiro compromisso do Dia de Finados

Jornal do Brasil

O arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani Tempesta, abriu os atos religiosos em homenagem ao Dia de Finados na manhã desta sexta-feira (2), às 9h, no Crematório e Cemitério da Penitência, no Caju, na Zona Portuária. O cardeal abençoou o novo cemitério vertical da Penitência e assistiu a uma cerimônia de apresentação dos novos modelos sustentáveis e automatizados de velório.

“Pedimos a Deus que estes locais demonstrem a dignidade da pessoa humana e o acolhimento da família, que no momento da partida é tomada pela dor, saudade e sofrimento. Que possa dispor deste conforto, ao mesmo tempo, esperança e confiança”, disse o cardeal Orani Tempesta.

Tempesta ressaltou que a vida não termina em um cemitério e reforçou a importância dos campos santos como lugares sagrados. “Lembra [o Dia de Finados] que a nossa vida é finita aqui neste mundo, que temos que aproveitar cada instante para fazer o bem, ajudar os outros, para quando terminar a nossa vida aqui, possamos contemplar a Deus, assim como os nosso irmãos que partiram”, frisou.

Os visitantes que chegaram mais cedo no Crematório e Cemitério da Penitência puderam conferir uma apresentação do Sexteto da Orquestra da Maré e a campanha “Pelo que você é grato”?, que reservou em um grande painel espaço para as pessoas deixarem mensagens de gratidão.

A administração do cemitério estima receber no dia de hoje cerca de 30 mil visitantes, até as 18h. Uma programação especial foi montada com distribuição de flores naturais por atores representando estátuas vivas e caracterizados de anjos, além de músicos que vão apresentar um repertório com canções que transmitem paz.

Cemitério do futuro

O novo sistema sustentável e automatizado de velórios e sepultamento do complexo da Penitência é inédito no Rio. O funcionamento das capelas de velório é automatizado, sendo possível escolher a cor da iluminação, a temperatura ambiente, o repertório musical e um vídeo especial para a cerimônia de despedida por meio de um tablet, serviço entregue à população carioca no mês passado.

O primeiro cemitério vertical totalmente sustentável, em que os jazigos são feitos da fibra de garrafa PET, também possuem um sistema de inteligência artificial, capaz de regular a emissão de gases, tornando o ar atmosférico do local cem porcento limpo.

___________

SERVIÇO

Dia 2 – Dia de Finados

Horário funcionamento: 7h às 18h. Missas: 8h00, 10h30 e 15h00

9h - Benção de Finados feita pelo cardeal Orani Tempesta

9h15h: sexteto da Orquestra da Maré. Criada em 2010, a orquestra vem transformando a vida de crianças e adolescentes por meio da música.

Atividades: distribuição de flores; estátuas vivas; campanha “Pelo que você é grato?”

Cemitério da Penitência fica na rua Monsenhor Manuel Gomes, 307, no Caju. Telefones, 2580-4479 ou 2589-9529. Estacionamento gratuito no local.



Recomendadas para você