ASSINE
search button

Arte em murais nos hospitais do INCA

Marcos Tristão -
Os dois murais já pintados, no Hospital do Câncer II, ajudam a alegrar o entorno
Compartilhar

Cerca de 500 latas de spray e mais de 200 litros de tinta serão usados na segunda edição do Rio Esporte Arte, iniciada nos jogos Rio 2016, com a pintura de novos três murais gigantes de arte urbana, em quase mil metros quadrados inseridos em paredes cegas do Instituto Nacional do Câncer (INCA). O primeiro, no Hospital do Câncer II, no Santo Cristo, na Zona Norte, é assinado pela artista mineira Líbia Víber, com 232 m². Em seguida, o carioca Nicolau Mello vai pintar o muro de 378 m², na empena do Hospital do Câncer 1, na Praça da Cruz Vermelha, Centro. Por último, Mateu Velasco, nascido em Nova York, no Rio desde pequeno, volta ao muro do Santo Cristo para finalizar o projeto. “Nossa proposta é revitalizar espaços públicos e fomentar a arte carioca”, explica Gabriel Durán, produtor e idealizador do Rio Esporte Arte, junto ao artista Nicolau Mello.

Em 2016, foram pintados cinco murais sobre esportes olímpicos. Desta vez, os temas escolhidos pelos artistas foram ciclismo e canoagem. O patrocínio é da prefeitura, da secretaria municipal de Cultura e da empresa de shoppings centers Ancar Ivanhoé, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Macaque in the trees
Os dois murais já pintados, no Hospital do Câncer II, ajudam a alegrar o entorno (Foto: Marcos Tristão)

“As pinturas muralistas, principalmente em hospitais, alegram o entorno e podem ser motivadoras, provocando a reflexão e até uma melhoria no ânimo e na disposição das pessoas que por ali transitam, sejam pacientes ou não. Por isso, apostamos nessa parceria do Rio Esporte Arte com o INCA - diz Marise Mentzingen, analista de comunicação do INCA.

Em paralelo à pintura dos murais, o Rio Esporte Arte promove aulas gratuitas de graffiti, stencil e ilustração para 75 jovens, com João Burle Bives, Luis Otavio Madruga e Pandro Nobã. As oficinas, com dois dias de duração, têm como objetivo estimular a arte urbana e capacitar profissionais para o futuro, apresentando novas possibilidades de trabalho na área da cultura.

Tags:

arte | inca | Mauro Icardi | rio