ASSINE
search button

Suspeito morre em confronto no São Carlos

José Lucena/AE -
Motorista levanta a camisa numa das 1.456 revistas feitas, ontem, por soldados do Exército no Morro do São Carlos, no Estácio
Compartilhar

Um homem foi morto, ontem, durante confronto com a Polícia Militar (PM), no Morro do São Carlos, no Estácio. A troca de tiros aconteceu durante operação das Forças Armadas e da PM com objetivo de reestruturar a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da comunidade.

Segundo a assessoria do Comando Militar do Leste, o homem chegou a se render aos Fuzileiros Navais depois de baleado, foi socorrido e levado ao Hospital Souza Aguiar, mas não resistiu ao ferimento.

Ao todo, 1.200 militares das Forças Armadas e 100 policiais militares atuaram na comunidade. Eles realizaram o cerco do local. Houve duas prisões, além de quatro apreensões de carros e seis de motos em situação irregular.

Macaque in the trees
Motorista levanta a camisa numa das 1.456 revistas feitas, ontem, por soldados do Exército no Morro do São Carlos, no Estácio (Foto: José Lucena/AE)

A ação no Complexo do São Carlos faz parte da reestruturação das UPPs, proposta durante a intervenção federal na segurança pública no Rio de Janeiro. A UPP do São Carlos foi inaugurada em maio de 2011 e atendia às comunidades do São Carlos, Mineira, Zinco e Querosene. Essa foi a sexta unidade reformulada desde o início da intervenção, em fevereiro.

Até o fim do ano, segundo a Secretaria Estadual de Segurança, mais 13 UPPs devem ser extintas ou transformadas em companhias destacadas. O objetivo é reduzir o efetivo das unidades que patrulham essas comunidades e deslocar os policiais para outros locais do estado.

Segundo dados do Instituto de Segurança Pública do Rio, entre fevereiro e setembro deste ano, 1.024 pessoas suspeitas foram mortas em confronto com as forças de segurança durante esse período da intervenção federal no Estado do Rio, uma média de quatro óbitos por dia.

Com Agência Brasil