ASSINE
search button

Crítica: 'Missão: Impossível - Protocolo fantasma' 

Compartilhar

Tom Cruise está de volta às telonas vivendo, mais uma vez, o melhor agente da IMF, Ethan Hunt. Missão: impossível - Protocolo fantasma é o quarto filme da série e chega prometendo ser o melhor. No entanto, apesar das sequências de ação de tirar o fôlego e de alguns dos melhores efeitos já vistos, ainda não consegue superar o primeiro: o diretor, Brad Bird (de Os incríveis e Ratatuille), ainda precisa se aventurar um pouco mais no cinema live action pra alcançar Brian de Palma em sua fase áurea.

Não ser o melhor, porém, não significa não ser bom. O filme é, sem dúvidas, o mais bem tratado dos quatro e a versão em IMAX valoriza não só as belas imagens feitas ao redor do mundo, mas também proporcionam uma experiência imersiva nos momentos mais tensos da missão. E não só de técnica visual vive um bom filme: o roteiro deste quarto episódio é não só o (segundo) melhor da série, mas também um dos mais bem tratados do gênero de ação dos últimos anos.

A escalação do elenco também garante uns pontinhos a mais em qualquer avaliação. Começando pelo excelente comediante inglês Simon Pegg (de Chumbo grosso), cujas piadas haviam rendido uma ponta no terceiro filme na pele do analista Benji. Seu personagem agora de torna um agente de campo, nos divertindo um pouco mais em quase todas as cenas. A bela Paula Patton (de Preciosa) representa o lado feminino do time com muito energia. Jeremy Renner (de Guerra ao terror) traz seu enorme talento para o misterioso analista Brandt. E tem, é claro, Tom Cruise.

Há quem defenda que Cruise, com seus 49 anos, deve parar de ficar correndo e pulando por aí pra salvar o mundo. Em sua recente visita ao Brasil, no entanto, o astro-galã-herói disse que pensar na aposentadoria não é exatamente uma prioridade no momento, dando inclusive uma deixa de que podemos esperar mais missões impossíveis num futuro não muito distante. Mas a trama de M:I 4 já dá um pouco menos de importância ao sofrido agente Ethan Hunt, numa espécie de 'passada de bastão' para Brandt, personagem de Renner, e muitos têm especulado que ele venha a ser o próximo protagonista da IMF (Impossible Missions Force).

Enquanto essas possíveis novidades não se confirmam, vamos ficando com o Protocolo fantasma mesmo. Uma ótima diversão para esse fim de ano, seja em IMAX ou não.

Cotação: **** (Excelente)

>> Locais em que o filme está em exibição entre 17 e 23 de fevereiro  

Barra: UCI NY 7: 21h, 6a e sáb também às 23h45.  

>> Programação de Cinema completa de 17 a 23 de fevereiro