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O Cinema é Nicholas Ray

 A mostra apresenta 27 filmes do aclamado e controverso cineasta americano Nicholas Ray. 

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O CINEMA É NICHOLAS RAY -  Com curadoria de  Thiago Brito e Eduardo Cantarino, a  mostra apresenta 27 filmes, a maioria em película, em homenagem aos 100 anos do aclamado e controverso cineasta americano, Nicholas Ray.  Numa época em que surgiam artistas que se tornariam ídolos de uma geração como Marlon Brando e Elvis Presley, Nicholas Ray revoluciona o cinema norte-americano, com protagonistas  rebeldes, postos à margem pela sociedade. Um dos marcos foi “Juventude transviada”, estrelado por James Dean. Além da exibição de filmes, a programação traz ainda   masterclass com Hernani Heffner,  debates com Ruy Gardnier e Luis Alberto Rocha Melo e um seminário com Susan Ray,  viúva do diretor, que apresenta o  universo estético do diretor. Centro Cultural Banco do Brasil, Rua Primeiro de Março, 66, Centro (3808-2020). Cinema 1: 102 pessoas.  Cinepasse: R$ 6 e  R$ 3 (meia-entrada). Credencial que dá direito a ver todas as sessões da mostra (mediante retirada de senha 30 minutos antes de cada sessão e sujeito à lotação). Até 4 de dezembro. Confira abaixo a programação até quinta-feira (24/11)

Sangue ardente: (Sexta (18/11), às 15h; Quinta (24/11), às 15h). Com Jane Russel, Corne Wilde, Luther Adler. Levado por seu irmão, Stephen acaba num casamento arranjado com a tempestuosa Annie Caldash  (EUA, 1956. cor. DVD. 85 min. 12 anos). Considerado um dos filmes mais belo de Ray, com belas imagens em cinemascope. Filme com cópia praticamente perdida, será exibido em DVD.

Cinzas que queimam: (Sexta (18/11), às 17h; Quinta (24/11), às 17h). Com  Ida Lupino, Robert Ryan, Ward Bond. Um detetive de polícia amargurado é enviado para investigar o assassinato de uma jovem fora da cidade. A irmã do assassino pede que este tenha uma segunda chance. O detetive precisa, então, escolher entre seu desejo de vingança e o apelo da jovem (EUA, 1952. p&b. 82 min. 35mm. Livre). Embora menos radical, o filme foi bem recebido e ajudou a divulgar o nome de Nicholas Ray como um diretor competente e inteligente.

Alma sem pudor: (Sexta (18/11), às 19h30; Domingo (20/11), às 15h). Com Joan Fontaine, Mel Ferrer, Robert Ryan. Christabel engana a todos com seu jeito delicado, incluindo sua prima Donna e seu noivo Curtis. O único que vê através de sua fachada é Nick, um escritor que a ama mesmo assim. Embora Christabel também ame Nick, a moça deseja o dinheiro de Curtis  (EUA, 1950. p&b. 16mm. 94 min. 14 anos). Quando a produtora R.K.O é comprada pelo magnata Howard Hughes, as coisas começaram a mudar para Ray, que teve um pouco tolhida sua liberdade de criação

Fora das grades: (Sábado (19/11), às 15h). Com James Cagney, Viveca Lindford, John Derek. Após ser confundido com um assaltante de trem, Matt Dow recupera sua reputação quando o xerife da cidade atira em um jovem que cavalgava com ele. Matt estabelece uma vida tranquila com sua namorada sueca e como novo xerife da localidade até que descobre que o menino guarda alguns segredos  (EUA, 1955. cor. DVD. 93 min. 12 anos). Primeira e única colaboração de dois gigantes: de um lado, Nicholas Ray, do outro, o ator James Cagney.

Johnny Guitar: (Sábado (19/11), às 17h; Quarta (23/11), às 19h30). Com Joan Crawford, Sterling Hayden, Mercedes McCambridge, Ernest Borgnine. Vienna tem um saloon fora da cidade e é constantemente assediada por rancheiros interessados na passagem da ferrovia. Quando um grupo assalta uma diligência e mata um homem, os oficiais da cidade comandados pela rival de Vienna, Emma, acusam Dancin' Kid pelo crime. Johnny Guitar aparece para ajudar sua antiga companheira (EUA, 1954. cor. 35mm. 110 min. 14 anos). Considerado por muitos a obra-prima do diretor, que transforma o western em um palco para os dramas internos de seus personagens. A trilha sonora, executada por Peggy Lee, é uma das mais soturnas e belas da história do cinema.

Juventude transviada: (Sábado (19/11), às 19h30; Quinta, às 19h30). Com James Dean, Natalie Wood, Sal Mineo. A família do jovem e rebelde Jim Stark muda constantemente de cidade por causa dos problemas criados por ele. Ao se estabelecerem em Los Angeles o rapaz fará novas amizades, mas também rivais  (EUA, 1955. Cor. 35mm. 111 min. 14 anos). Primeiro filme em que Ray escreveu o argumento principal, vindo de um conto que ele  mesmo escreveu chamado “The blind run” (Corrida cega), que está no filme na famosa cena da corrida de carros, onde um jovem morre e James Dean encontra a personagem de Natalie Wood.

Amarga esperança: (Domingo (20/11), às 17h). Com Cathy O'Donell, Farley Grander, Jay. C. Flyppen. Nos anos 30, o jovem Bowie e outros dois detentos fogem de uma prisão no Mississipi. Bowie deseja ter uma vida tranquila com a mulher pela qual se apaixona, mas é convencido pelos companheiros a praticar uma série de crimes. A polícia o considera o líder do grupo e passa a buscá-lo como nunca (EUA, 1948. p&b. 35mm. 95 min.14 anos). Estréia de direção de Nicholas Ray, o filme é  completamente diferente de tudo o que se via até então, com um vigor estilístico impressionante.

A vida íntima de uma mulher (Domingo (20/11), às 19h30). Com Com Maureen O’Hara, Melvyn Douglas, Gloria Grahame. Marian, uma cantora aposentada, confessa ter tentado assassinar Susan, sua protegida e grande estrela da música popular. Entretanto, algo não se encaixa na sua versão e as investigações revelarão muito além do crime (EUA, 1949. p&b. 35mm. 85 min. 16 anos). Nesta época, a caça às bruxas era forte e Howard Hughes não admitia comunistas em sua produtora. Por isso, todos eram obrigados a aceitar qualquer filme para fazer, de modo a não levantar suspeitas.- Foi onde Ray conheceu sua futura mulher, Gloria Grahame.

O crime não compensa (Terça (22/11), às 15h). Com Humphrey Bogart, John Derek, Allene Roberts. Principal suspeito da morte de um policial, um jovem descendente de italianos é preso. Seu advogado, um homem que superou os obstáculos de uma origem humilde,procura ajudá-lo, mas o desajustado rapaz logo retorna à  marginalidade (EUA, 1949. p&b. 35mm. 100 min. 14 anos). O filme é a primeira produção independente da produtora de Humphrey Bogart, que como Ray, era um rebelde dentro do sistema dos estúdios norte-americanos, com um pensamento esquerdista e humanitário.

Terça (22/11), às 17h: Master Class, com Hernani Heffner.

No silêncio da noite (Terça (22/11), às 19h30). Com Humphrey Bogart, Gloria Grahame, Frank Lovejoy. Dixton Steele, roteirista de sucesso passando por um bloqueio criativo, se torna o principal suspeito de um assassinato. Sua vizinha lhe dá um álibi protejendo-o, mas seus constantes ataques de raiva fazem com que sua culpa não seja completamente descartada (EUA, 1950. p&b. 35mm. 94 min. 14 anos). Segundo e último encontro de Nicholas Ray com Humphrey Bogart. Produzido pela produtora independente de Bogart, a Santana Produções. O filme com a mulher de Nicholas Ray, Gloria Grahame, no elenco, é extremamente pessoal. Enquanto filmavam, Ray e Gloria terminaram seu casamento e o filme reflete um pouco do momento vivido pela atriz e o diretor.

Horizonte de glórias: (Quarta (23/11), às 15h). Com John Wayne, Robert Ryan, Janis Carter. O Major Dan Kirby comanda o esquadrão de pilotos de caça na Segunda Guerra Mundial. Após ver muitos de seus homens morrerem em combate, Kirby passa a adotar métodos de batalha considerados suicidas por seus superiores  (EUA, 1951. Cor. 16mm. 102 min. 12 anos). Um filme feito por encomenda, mas nem por isso de pouca importância. É o primeiro filme colorido de Nicholas Ray, que se tornaria um mestre da cor no cinema.

Paixão de bravo (Quarta (23/11), às 17h). Com Robert Mitchum, Susan Hayward, Arthur Kennedy. Jeff McCloud é um cowboy que retorna à sua cidade natal após se ferir em uma competição. Empregado em uma fazenda, ele conhece um casal que sonha adquirir seu próprio rancho. Sugerindo a possibilidade de grandes lucros, Jeff os apresenta ao perigoso e fascinante mundo dos rodeios (EUA, 1952. p&b. 35mm. 113 min. 12 anos). Um dos trabalhos que Ray mais gostou de realizar, o filme foi realizado a partir de uma enquete que Ray fez na época da depressão. Nela, perguntava-se às pessoas o que elas mais desejavam. A maioria respondeu: uma casa própria. Portanto, é um filme sobre ter uma casa e o que significa uma casa.