Boulevard Olímpico terá transmissões esportivas e atrações culturais gratuitas

Depois do enorme sucesso durante os Jogos Olímpicos, o Boulevard Olímpico do Porto Maravilha volta a ser palco da festa da Rio 2016. Entre os dias 7 e 18 de setembro, os telões da Praça Mauá estarão ligados nas competições e toda a região portuária receberá intervenções artísticas e shows gratuitos. Localizada no Centro da cidade, a área recém revitalizada conquistou o coração de cariocas e turistas e virou o mais novo espaço de lazer da cidade. A expectativa é receber cerca de 50 mil pessoas por dia no período.

“Provamos mais uma vez que o Rio tem expertise e vocação para realizar megaeventos internacionais. Recebemos mais de um milhão de turistas, mostramos que a cidade está preparada e que a proposta do Boulevard Olímpico foi atingida: integramos a cidade e criamos um espaço democrático para que todos pudessem curtir o clima olímpico”, afirma o secretário especial de Turismo da cidade do Rio de Janeiro, Antonio Pedro Figueira de Mello.

Porto

Durante a Paralimpíada o Boulevard Olímpico funcionará entre a Av. Rodrigues Alves (até o Mural Etnias, próximo ao Armazém 3) e a Praça XV, onde está localizado o estande Nissan #QuemSeAtreve (Bungee Jump). Na Praça Mauá fica o Palco Encontros, com shows diários, e que contará com tradução em sinais (libras) e a mestre de cerimônias Nathalia dos Santos, comentarista do programa Esquenta, da Globo, que tem deficiência visual.  No local, os visitantes poderão assistir ainda às principais provas paralímpicas em dois telões de alta definição.  

Duas novidades entram na programação. A primeira é a mostra “Wheelchair Parade”. Cadeiras de rodas customizadas por artistas plásticos e personalidades como Felipe Guga, Mana Bernardes, Leandro Vieira e Rene Silva (A Voz da Comunidade) ficarão expostas na Praça Mauá. A ideia é que ao longo do período paralímpico as obras surjam, uma por dia, apresentando a arte assinada por cada nome selecionado até totalizar 10 cadeiras de rodas.

O público do Boulevard Olímpico poderá ainda conferir a apresentação The Garden, que acontecerá nos dias 10 e 11 de setembro. A performance é a mesma que a companhia britânica Graeae fez durante o Festival Unlimited, em 2012, que recria o Jardim do Éden em um espetáculo que desafia a gravidade, ao elevar artistas, com e sem deficiência, a até sete metros de altura, sobre hastes de aço flexível. A peça é inspirada pela obra do poeta William Blake e conta com a participação de artistas locais na produção. A trilha sonora do espetáculo será interpretada por músicos brasileiros. A realização é do British Council, em parceria com o Celebra - Programa de Cultura do Comitê Rio 2016.

“Para o período paralímpico, trouxemos para o Boulevard novas atrações e outras que fizeram bastante sucesso durante a Olimpíada. A inclusão sempre foi um ponto importante, porque o espaço do evento é para todos, com isso trouxemos atrações que vão mexer com o público como o espetáculo The Garden. Misturamos arte e esporte para que a experiência seja ainda mais incrível. A tradução dos shows em libras e a adaptação do Balão Panorâmico da Skol para cadeiras de rodas são alguns exemplos da nossa atenção”, conta Gaetano Lops, Diretor Geral da Gael Comunicação. 

O Boulevard Olímpico terá ainda atrações que fizeram sucesso no período olímpico: Balão Panorâmico Skol, que encantou centenas de visitantes com um ângulo diferente da cidade; o radical bungee jump da Nissan, para aqueles curtem um desafio nas alturas; o showroom Samsung Galaxy Studio e o imperdível Museu Itinerante “Se Prepara Brasil”, da Bradesco Seguros. 

Artistas de Rua, patinadores com rodinhas de néon e o “Mini Trio Soul do Rio de Janeiro” também vão fazer do passeio ao Boulevard Olímpico uma experiência divertida. E quem ainda não fez a sua foto tendo ao fundo o mural Etnias, maior grafite do mundo chancelado pelo Guinness World Records, pode conferir a obra de Eduardo Kobra. E um novo painel vai surgir no Boulevard Olímpico. Bruno Big vai colocar a sua arte em grafite numa empena do Restaurante Rio Minho, que fica na esquina da Rua do Ouvidor.

A agenda de shows gratuitos prevê três apresentações por dia no Palco Encontros. Entre as atrações estão a Embaixadores da Alegria, primeira escola de samba no mundo voltada para pessoas com deficiência. O grupo fará três apresentações:  no dia 7/09, acompanhado do saxofonista Rodrigo Sha, no dia 14/09, ao lado de Pretinho da Serrinha e no encerramento, dia 18/09. O público verá também shows de Pollo, Gabriel Moura, Banda Teresa e Cacique de Ramos, entre outros.

Miécimo

O Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, voltará a oferecer shows e atividades esportivas e paradesportivas para a população ao longo dos 12 dias dos Jogos Paralímpicos Rio2016. Serão seis atividades paradesportivas (bocha, natação PCD, vôlei sentado, futebol de cinco, judô para deficientes e tênis de mesa), somadas às atividades tradicionais, como basquete, futebol, badmington e tênis de mesa, entre outras – sempre entre 10h e 17h30.

Entre as atrações programadas para a temporada paraolímpica do Boulevard Miécimo, destaque para os shows de Preta Gil, Valesca Popozuda, MC Sapão, Projota, Belo e Pixote. As apresentações terão início sempre às 19h.

Continuam as transmissões esportivas, em dois telões, com a programação do Sportv1, e o funcionamento de bares e food trucks ao longo de todo o dia, mesmo quando não há shows programados, como acontece nos dias 12, 13 e 14 de setembro.


SERVIÇO / BOULEVARD OLÍMPICO DO PORTO MARAVILHA

Realização: Prefeitura do Rio de Janeiro

Produção e concepção: Gael Comunicação

Patrocinadores: Coca-Cola, Samsung, Nissan, Bradesco Seguros, Skol e Nike

Parceiros de mídia – Rede Globo e Infoglobo

Parceiros Governamentais - Governo do Estado do Rio de Janeiro e Governo Federal.

No Porto Maravilha haverá cerca de 33 Food Trucks e 8 bares espalhados ao longo do evento.


Programação de shows Porto Maravilha

 

A PROGRAMAÇÃO ESTÁ SUJEITA A ALTERAÇÕES

 

Quarta, 07/09

15h – Samba de Donanna

16h30 – Embaixadores da Alegria com Rodrigo Sha

18h15 – Cerimônia de abertura

 

Quinta, 08/09

13h30 – Bambas dú Samba

18h/19h – a confirmar

20h/21h – Pollo

 

Sexta, 09/09

13h30 – Nego Alvaro

18h/19h – a confirmar

20h/21h – Nicolas Krassic Trio

 

Sábado, 10/09

13h30 – a confirmar

18h/19h – a confirmar

20h/21h – Gabriel Moura

 

Domingo, 11/09

13h30 – Cacique de Ramos

18h/19h – a confirmar

20h/21h – Banda Tereza

 

Segunda, 12/09

13h30 – a confirmar

18h/19h – a confirmar

20h/21h – Andre Sampaio e os Afromandingas

 

Terça, 13/09

13h30 – Batuque Digital

18h/19h – a confirmar

20h/21h – Versalle

 

Quarta, 14/09

13h30 – Embaixadores da Alegria com Pretinho da Serrinha

18h/19h – a confirmar

20h/21h – Jonas Sá

 

Quinta, 15/09

13h30 – Vulgue Tostoi

18h/19h – Maíra Freitas

20h/21h – Encontro de rappers (a confirmar)

 

Sexta, 16/09

13h30 – Cadillac Dinossauros

18h/19h – a confirmar

20h/21h – Julia Vargas

 

Sábado, 17/09

13h30 – Rainha da Noite

18h/19h – a confirmar

20h/21h – Tono

 

Domingo, 18/09

11h / 12h30 – Banda Marcial da Marinha e Esquadrilha da Fumaça

16h30 – Embaixadores da Alegria

Cerimônia de Encerramento

 

 

Espetáculo “The Garden”

 

DIA 10 SET

10h – primeira apresentação

14h – segunda apresentação

 

DIA 11 SET

9h30 – primeira apresentação

13h30 – segunda apresentação

 

Local: Praça Mauá, Boulevard Olímpico

Entrada gratuita

A performance traz os recursos de acessibilidade tais como interprete de LIBRAS e audiodescrição integrados à obra.

 

 

Horários de funcionamento das ativações do Porto Maravilha

 

Samsung Galaxy Studio

Abertura: dia 08 de setembro (os estúdios da Samsung terão acesso adaptados às pessoas portadoras de necessidades especiais).

Horário de funcionamento: das 10h às 22h

 

 

Nissan #QuemSeAtreve (Bungeee Jump)

Horário de funcionamento: das 10h às 22h

 

ü  A cada uma hora, 6 pessoas poderão se inscrever para saltar, ter registro desse momento único e compartilhar em sua rede com a hashtag #QuemSeAtreve.

ü  Técnicos especializados em esportes radicais farão o preparo com os equipamentos de segurança.

ü  Só poderão saltar participantes que tenham assinado: termo de liberação do uso de imagem e autorização para o salto.

ü  Em caso de grandes rajadas de vento ou situações climáticas semelhantes, o Bungee Jump não funcionará.

 

Museu Itinerante “Se Prepara Brasil” da Bradesco Seguros

Horário de funcionamento: das 12h às 21h

 

Balão Panorâmico Skol

Horário de funcionamento: das 10h às 22h

Período de funcionamento: de 08 a 17/09

 

Os interessados em voar no Balão Panorâmico Skol devem se cadastrar no site: www.visit.rio/boulevardolimpico. Os cadastros são feitos por CPF, com limite de 4 ingressos por CPF por dia de agendamento e não por lote.

ü    Altura máxima de voo: 150m

ü    Crianças a partir de 12 anos devem ser acompanhadas de um adulto/responsável

ü    O voo do balão depende das condições climatológicas

ü    O voo não é recomendado para pessoas propensas a náuseas, vertigens, problemas cardíacos ou qualquer outro estado de saúde que possa se agravar com esta aventura.

ü    Gestantes não podem participar desta aventura.

 

“Por questões de segurança o voo pode ser cancelado a qualquer momento devido a condições climáticas adversas e decisão exclusiva do piloto”.

 

SERVIÇO / BOULEVARD OLÍMPICO MIÉCIMO DA SILVA

 

Realização: Prefeitura do Rio de Janeiro

Produção e concepção: Riotur

Endereço: Rua Olinda Ellis, 470 – Campo Grande

Atividades esportivas e paradesportivas das 10h às 17h30 

Shows às 19h

 

Programação:

Quarta, 07/09 - Grupo Pra Valer | Valesca Popozuda

Quinta, 08/09 - MC Sapão

Sexta, 09/09 - Rodriguinho | MC Marcelly

Sábado, 10/09 - Grupo Coisa Séria | Belo

Domingo, 11/09 - Nego Bam e Nandinho | Grupo Swing e Simpatia

Quinta, 15/09 - MC Max | Projota

Sexta, 16/09 - Pique Novo | Grupo Pixote

Sábado, 17/09 - Maneirinho | Preta Gil

Domingo, 18/09 – a confirmar