Leandro Guilheiro acua chileno, acerta ippon e vai às quartas

Leandro Guilheiro pegou o chileno Luis Retamales em sua estreia nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, nesta quarta-feira. Totalmente superior, não deu chances ao rival, que acabou acuado no tatame. Abriu vantagem na contagem de pontos e encerrou a luta por ippon, se classificando para pegar o peruano GE Velazco nas quartas de final.

Leandro partiu para cima de Retamales e o acuou no tatame. A postura defensiva gerou duas punições para o chileno, que se transformaram em um yuko a favor do brasileiro. Na sequência, Retamales pisou fora da área permitida e foi novamente penalizado, deixando Guilheiro com um wazari de vantagem.

Para confirmar a vitória, restando pouco mais de 2 minutos para fim, o brasileiro conseguiu aplicar o golpe perfeito do judô. Derrubou o adversário com as costas no tatame e se classificou.

Um dos principais judocas brasileiros, Leandro Guilheiro tem uma medalha pan-americana: prata, conquistada no Rio de Janeiro, em 2007. Destacou-se em duas Olimpíadas, chegando ao bronze em Atenas, em 2004, e em Pequim, 2008. Em 2011, teve bom desempenho nos Jogos Mundiais Militares, no Rio, e ficou com o bronze no Mundial em Paris, na França.