POLÍTICA

Randolfe diz que pedirá ao STF instauração de inquérito sobre tentativa de golpe por Bolsonaro

...

Por POLÍTICA JB com Agência Estado

Publicado em 13/01/2023 às 05:09

Alterado em 13/01/2023 às 12:29

Randolfe Rodrigues: investigações ainda estão em andamento Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Lavínia Kaucz - O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder do governo no Congresso, disse nessa quinta (12) nas redes sociais que pedirá ao Supremo Tribunal Federal (STF) a instauração de inquérito para apurar tentativa de golpe de Estado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e pelo ex-ministro da Justiça Anderson Torres.

À tarde, a "Folha de S. Paulo" informou que a Polícia Federal (PF) encontrou na casa de Torres uma minuta de decreto para que o então presidente Bolsonaro estabelecesse estado de defesa na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com o rascunho do documento, o objetivo era reverter o resultado da eleição vencida pelo atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“ATENÇÃO! Estamos peticionando ao STF pedindo a instauração de um novo inquérito sobre a tentativa de GOLPE de Estado, incluindo o Sr Anderson Torres e o Sr Jair Bolsonaro. Eles não passarão!”, afirmou Randolfe no Twitter.

 

TORRES: DOCUMENTO FOI VAZADO FORA DE CONTEXTO PARA ALIMENTAR NARRATIVAS FALACIOSAS CONTRA MIM

Isabella Alonso Panho - O ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal e ex-ministro da Justiça do governo de Jair Bolsonaro (PL), Anderson Torres, afirmou nas redes sociais que a minuta de decreto com o objetivo de estabelecer estado de defesa e mudar resultado de eleição, apreendida pela PF em sua casa, "provavelmente" estava em uma pilha de documentos para descarte e foi vazado "fora de contexto, ajudando a alimentar narrativas falaciosas".

 

Macaque in the trees
Trecho do decreto golpista de Bolsonaro. Documento foi encontrado na casa do seu ex-ministro da Justiça Anderson Torres (Foto: Reprodução)

 

Torres está nos Estados Unidos e contra ele existe uma ordem de prisão, assinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. Na terça-feira, 10, a Polícia Federal realizou uma operação apreendendo esse e outros documentos em sua residência. Ele afirmou que voltaria ao Brasil para se entregar à Justiça.

“Havia em minha casa uma pilha de documentos para descarte, onde muito provavelmente o material descrito na reportagem foi encontrado. Tudo seria levado para ser triturado oportunamente no MJSP”, escreveu o ministro.

Torres ainda disse que o Ministério da Justiça sob sua gestão foi o primeiro a entregar relatórios para a equipe de transição do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Respeito a democracia brasileira. Tenho minha consciência tranquila quanto à minha atuação como Ministro”, afirmou.