O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou nesta sexta-feira (9) a entrega do Prêmio Nobel da Paz em 2020 para o Programa Mundial de Alimentação (PMA) das Nações Unidas, que foi laureado principalmente por seus esforços para combater a fome, uma das principais bandeiras do petista.
Em uma publicação em sua conta oficial no Twitter, Lula compartilhou uma foto com o artífice do Fome Zero e ex-diretor-geral da ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o brasileiro José Graziano da Silva.
"Hoje, o Nobel da Paz premiou o Programa Mundial de Alimentação da ONU, iniciativa voltada para a segurança alimentar no mundo. É a fome no centro do debate mundial. Uma luta do Brasil e do mundo", escreveu o petista.
NOBEL DA PAZ VAI PARA COMBATE À FOME
— Lula (@LulaOficial) October 9, 2020
“A comida é a melhor arma contra as guerras”. Com o companheiro @grazianodasilva, ex-diretor-geral da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) e idealizador do Fome Zero. pic.twitter.com/NRCW2RfdeT
Durante seu governo (2003-2011), Lula recebeu diversas honrarias por sua luta contra pobreza, inclusive chegou a ser condecorado pela Organização das Nações Unidas com o título de "Campeão Mundial na Luta Contra a Fome", prêmio entregue anualmente a lideranças que se destacam em combater a falta de alimentos no mundo.
Nos oito anos no poder, o petista se destacou ao conquistar reduções na fome, pobreza extrema e exclusão social.
Para Lula, "a comida é a melhor arma contra as guerras". "Precisamos vencer a fome, a miséria e a exclusão social. Nossa guerra não é para matar ninguém - é para salvar vidas".
O PMA, que tem sede em Roma, na Itália, é a "maior organização humanitária do mundo voltada para a fome e que promove a segurança alimentar", tendo fornecido assistência para cerca de 100 milhões de pessoas em 88 países em 2019.(com agência Ansa)