ASSINE
search button

Morre o ex-deputado Alfredo Sirkis

Reprodução -
Sirkis lutava pela causa ambiental com muita dedicação
Compartilhar

Macaque in the trees
Sirkis lutava pela causa ambiental com muita dedicação (Foto: Reprodução)
O ambientalista, jornalista, escritor e ex-deputado federal Alfredo Sirkis morreu por volta das 14h20 desta sexta-feira (10), em um acidente de carro no no Arco Metropolitano (BR-493), na Baixada Fluminense. Sirkis morreu no local, aos 69 anos.Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o motorista estava sozinho no veículo, um Volkswagem Polo, e seguia em direção à Via Dutra. Na altura do km 74, saiu da pista, bateu em um poste e capotou. De acordo com pessoas ligadas à família, Sirkis estava indo para um sítio perto de Vassouras, onde iria encontrar a mãe e um filho.

Alfredo Hélio Sirkis nasceu no Rio de Janeiro em 8 de dezembro de 1950, filho dos imigrantes judeus-poloneses Herman Syrkis e Liliana Syrkis. Estudou em escolas particulares tradicionais da cidade até passar para o Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp/UFRJ), onde se iniciou na política estudantil, na coordenação do grêmio. Participou das manifestações contra a ditadura civil-militar de 1964, incluindo a Passeata dos Cem Mil, em junho de 1968.

Integrou grupos que praticavam ações de guerrilha urbana contra o regime, incluindo sequestros de diplomatas. Em 1971, se exilou no Chile, Argentina e Portugal, regressando ao Brasil em 1979.(Do Diário do Poder)