ASSINE
search button

'Não podemos repetir os erros do passado', alerta Lamachia sobre fala de militar

Compartilhar

O presidente da OAB Nacional Claudio Lamachia alertou, por meio de nota, nesta terça-feira, 3, que "não existe solução para o país fora da Constituição e da democracia", em reação aos comentários do general do Exército Eduardo Villas Bôas.

Eduardo Villas Bôas publicou no Twitter que a Força "julga compartilhar o anseio de todos os cidadãos de bem de repúdio à impunidade e de respeito à Constituição, à paz social e à democracia".

A manifestação do general ocorreu à noite, quando estavam terminando os protestos pelo País que pediam a prisão de Lula. Generais ouvidos pela reportagem disseram que a manifestação de Villas Bôas "não continha nenhuma ameaça" ou "pressão".

Lamachia, criticou o posicionamento do militar. "O país vive hoje seu mais longo período democrático, iniciado com o fim da ditadura militar. Nossa jovem democracia já criou instituições sólidas e capazes de lidar com erros e acertos. É preciso aprimorá-las, como tem sido feito a partir do uso de ferramentas e mecanismos constitucionais. Não existe solução para o Brasil à margem da Constituição", escreveu.

"A OAB, no seu papel de tribuna da cidadania e defensora intransigente do Estado democrático de Direito, conclama a nação a repudiar qualquer tentativa de retrocesso e reitera sua determinação em continuar apoiando a luta pela erradicação da corrupção em nosso país, na estrita observação do que determina a Constituição. Para os males da democracia, mais democracia. Não podemos repetir os erros do passado!", afirmou.

>> Janot: 'Se for o que parece, outro 1964 será inaceitável'

>> "Não é bom", diz Janot sobre fala de generais

>> 'Tenho a espada ao lado e aguardo suas ordens', diz general a Villas Bôas

>> Villas Bôas diz que Exército repudia impunidade

>> Ministério da Defesa apoia manifestação de comandante do Exército

>> Exército fica entre os assuntos mais comentados do mundo no Twitter