Ministro Edson Fachin diz que ele e família têm recebido ameaças

Relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin disse, em entrevista ao jornalista Roberto D´Avila, que está preocupado com a segurança de sua família. De acordo com o ministro, familiares têm recebido ameaças.

"Uma das preocupações que tenho não é só com julgamento, mas também com segurança de membros de minha família", afirmou o ministro. Fachin completou dizendo também ser alvo de intimidações.

"Eu efetivamente ando preocupado com isso", frisou o relator da Lava Jato no STF. Ainda de acordo com Fachin, providências já estão sendo adotadas para garantir sua segurança e de seus familiares. Solicitações foram feitas à presidente da Corte, Cármen Lúcia. O ministro também acionou a Polícia Federal.  

Teori Zavascki

O filho de Teori Zavascki, Francisco Prehn Zavascki, disse suspeitar de que seu pai, que era o relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal e morreu em janeiro do ano passado em acidente aéreo no litoral sul do Rio de janeiro em circunstâncias desconhecidas, tenha sido assassinado. Francisco fez uma postagem em sua rede social, mas apagou a publicação em seguida.

"Derrubaram a Dilma e assumiu o Temer. Do que eles são capazes? Será que só pagar pelo silêncio alheio? Ou será que derrubar avião também está valendo? O pai sabia de tudo isso. Sabia quanto cada um estava afundando nesse mar de corrupção. Não é por acaso que o pai estava tão aflito com o ano de 2017. Aflito ao ponto de me confidenciar que havia consultado informalmente as Forças Armadas e que tinha obtido a resposta de que iriam sustentar o Supremo até o fim!", escreveu Francisco Zavascki.

Ainda segundo o filho de Teori, que morreu às vésperas de homologar as delações de executivos e ex-executivos da Odebrecht, a ordem sempre foi para "barrar a Lava Jato" e o PMDB passou a fazer fortes críticas a Dilma Rousseff a partir do momento em que ficou evidente que o PT, partido da ex-presidente, "nunca tentou nada para barrar a Lava Jato", afirma Francisco.