ASSINE
search button

Caso Lula foi passado à frente de 7 ações da Lava Jato por tribunal

Compartilhar

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4 ), em Porto Alegre, ao marcar a data do julgamento do ex-presidente Lula para o dia 24 deste mês, deixou pendentes sete ações da Lava Jato, cujos recursos chegaram à corte antes. O processo do pecuarista José Carlos Bumlai, por exemplo, chegou antes, mas só será julgado depois. 

Além desses sete, outros dois processos chegaram à segunda instância depois do caso contra o petista, como a relacionada ao ex-ministro Antônio Palocci, e aguardam decisão. Entre os nove, seis já estão com o juiz revisor Leandro Paulsen, responsável por pautar as datas dos julgamentos.

Paulsen, que não precisa seguir uma ordem cronológica para marcar as sessões, têm alegado que os processos andam de acordo com a complexidade e ineditismo deles. As informações são de reportagem da Folha de S. Paulo

No mês passado, o sociólogo brasileiro Emir Sader teve grande repercussão no Twitter, ao chamar atenção para o tempo gasto na leitura do processo de Lula. "O revisor do processo do Lula leu 250 mil páginas em 6 dias. Isto é, ele leu 2 mil páginas por hora, sem dormir, durante 6 dias", escreveu ele na publicação.

Os processos que condenaram o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, após duas absolvições, e o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha também passaram na frente de alguns processos, destaca a reportagem. 

O caso a ser julgado no dia 24 será o do tríplex, em que ele foi condenado por Moro a nove anos e seis meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro.

>> Lula: "Quero saber como vão passar para a história a mentira que inventaram"

>> Tribunal marca julgamento da apelação de Lula para janeiro de 2018

>> 'Trabalham todo dia com a certeza de me tirar da disputa', diz Lula