ASSINE
search button

Lamentável que juiz se dê ao papel de fazer política, diz presidente do PT sobre condenação de Lula

Compartilhar

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), criticou o juiz Sergio Moro da tribuna do Senado, após o anúncio da condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Lava Jato. A senadora destaca que é "lamentável" que um juiz "se dê ao papel de fazer política" com o objetivo de impedir a candidatura do ex-presidente da República na eleição de 2018.

Para Gleisi, trata-se de uma decisão política, baseada em convicção, com o único objetivo de inviabilizar a candidatura do petista em 2018. "Ele [Sérgio Moro] já tentou fazer isso e sabe o drama que é", apontou. "Prender por quê? Qual o risco que ele [Lula] oferece ao país?".

A presidente do PT disse ainda que conversou com Lula por telefone e que ele está "tranquilo". De acordo com a senadora, parlamentares do partido viajarão a São Paulo para encontrar com o ex-presidente no fim do dia e a sigla deve recorrer da decisão do juiz de Curitiba em instâncias internacionais.

Lula foi condenado nesta quarta-feira (12) a nove anos e seis meses de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex de Guarujá (SP). A sentença é a primeira contra o petista no âmbito da Lava Jato.

Pelo entendimento do STF, Lula só começa a cumprir a pena se a segunda instância confirmar a decisão de Moro. O ex-presidente pode recorrer em liberdade ao Tribunal Regional da 4ª Região, com sede em Porto Alegre. Se condenado em segunda instância antes da eleição de 2018, Lula será enquadrado na Lei da Ficha Limpa, tornando-se inelegível.