ASSINE
search button

Índios e policiais entram em confronto durante protesto em Brasília

Compartilhar

Policiais militares entraram em confronto com índios que protestavam nesta terça-feira (25), em frente ao Congresso Nacional, em Brasília. Os manifestantes invadiram o espelho d'água em frente à sede do Legislativo, e a polícia usou bombas de efeito moral, balas de borracha e spray de pimenta para afastá-los. Os indígenas cobram a demarcação das terras.

Em resposta à ação da PM, os índios atiraram flechas. Até as 16h10, havia informações de uma mulher indígena ferida e quatro índios detidos.

Os índios continuaram reunidos no gramado da Esplanada e nas áreas em redor dos ministérios. O grupo deixou cerca de 200 caixões pretos no local para simbolizar o “genocídio dos povos indígenas”, em uma crítica à bancada ruralista no Congresso.

Os indígenas participam do Acampamento Terra Livre 2017, mobilização nacional para cobrar direitos e políticas públicas para os povos tradicionais.

O protesto de hoje começou em frente ao Teatro Nacional, de onde os indígenas saíram em marcha em direção ao Congresso usando roupas típicas, levando objetos tradicionais de suas tribos e faixas como dizeres como “Não ao retrocesso dos direitos indígenas” e “Retire os madeireiros das terras indígenas”.

As principais reivindicações da mobilização este ano são a retomada das demarcações de terras indígenas, o fortalecimento de órgãos de política indigenista como a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde; e o combate ao avanço da mineração em áreas indígenas, principalmente na Região Norte.

De acordo com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), 4 mil pessoas participaram da marcha. De acordo com a Polícia Militar, eram 2 mil no início do protesto.