ASSINE
search button

'The New York Times': No Brasil, classes protestam contra reforma da previdência

Jornal norte-americano destaca ato de trabalhadores do país

Compartilhar

Matéria publicada nesta quarta-feira (15) pelo The New York Times conta que funcionários brasileiros, trabalhadores rurais e confederações trabalhistas organizaram manifestações de âmbito nacional contra o plano de reforma da previdência do presidente Michel Temer.

Times observa que as manifestações refletem a profunda divisão ideológica entre os brasileiros, já que Temer procura aprovar a reforma econômica mais ambiciosa da nação em duas décadas e acrescenta que líderes da aliança de 22 membros de Temer afirmam que a limitação dos benefícios de aposentadoria seria um peça-chave para tirar o país de sua pior recessão.

Segundo a reportagem o ato realizado nesta quarta-feira (15) conta com centenas de manifestantes ocupando as instalações do Ministério das Finanças, em Brasília. 

"Vários andares do edifício foram invadidos por causa desta greve", disse Henrique Meirelles a repórteres em Brasília.

O noticiário informa que serviços de ônibus e metrô foram parcialmente interrompidos em São Paulo. 

> > The New York Times Brazil Workers Protest Against Pension Reform, Disrupt Transport

De acordo com o texto, na semana passada Temer reconheceu que sua administração teria de negociar com o Congresso para obter a aprovação da reforma previdenciária, que estabeleceria uma idade mínima de aposentadoria e reduziria os benefícios para os funcionários públicos.

Ainda assim, altos legisladores disseram que não há muito espaço para mudanças na proposta original de Temer se o país quiser reduzir um déficit orçamentário recorde que está travando a recuperação econômica e prejudicando a confiança dos investidores, escreve o Times.