ASSINE
search button

Mídia internacional repercute lista de Janot

Jornais europeus, americanos e latinos publicaram notícias

Compartilhar

A imprensa internacional vem acompanhando de perto as turbulências políticas do Brasil, desde o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, incluindo os escândalos de corrupção na Petrobras, Odebrecht e as inúmeras prisões e acusações contra importantes políticos e empresários do país. 

Na manhã desta quarta-feira (15) o assunto é a lista dos pedidos de inquérito que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) na terça-feira (14) - e que está sob sigilo - , onde haveria pelo menos cinco ministros do governo de Michel Temer, segundo informações de bastidores. 

O francês Le Monde publicou uma matéria com a foto do presidente Michel Temer, anunciando a investigação de mais políticos no caso da Petrobras. No texto, o diário fala que o cerco se apertou um pouco mais sobre os políticos brasileiros suspeitos de corrupção e informa que os pedidos de abertura de inquérito são baseados em delações de ex-funcionários das empresas Odebrecht e Braskem. 

Monde fala que este grupo está no coração do vasto sistema de pagamento de subornos que as maiores empresas do país instituíram para obter contratos bilionários através de políticos de todos os partidos.

> > Le Monde De nouvelles personnalités politiques visées par l’enquête Petrobras

O norte-americano The Wall Street Journal destacou em sua manchete o pedido de permissão do Promotor para investigar políticos. O diário sugere que ministros da base aliada do presidente Michel Temer devem estar na lista. 

> > Brazil Top Prosecutor Requests Permission to Investigate Politicians

O jornal argentino Clarín destacou em sua manchete os mais de 80 pedidos de abertura de inquérito, a partir dos acordos de colaboração premiada firmados com 77 executivos e ex-executivos das empresas Odebrecht e Braskem. Na foto, o ex-presidente Lula abaixo da notícia de que ao menos cinco ministros de Michel Temer podem ser investigados.

> > Piden investigar a cinco ministros de Temer y a otros 80 políticos por coimas

O jornal português Diário de Notícias diz que "Lava-Jato investiga Dilma, Lula e mais cinco ministros de Temer". O periódico afirma que os presidenciáveis Aécio Neves e José Serra também estão na lista entregue pelo Procurador-Geral da República ao Supremo e definida por um deputado como "bomba atómica".

> > Lava-Jato investiga Dilma, Lula e mais cinco ministros de Temer

O espanhol El País informa logo em seu subtítulo que a lista do procurador-geral da República era esperada em Brasília desde o final da semana passada e acrescenta que apenas com a quebra de sigilo será possível saber quem são os políticos que Janot pede que sejam investigados. Já há indícios de que os delatores implicaram nomes relacionados a PT, PMDB, PSDB, entre outros partidos.

Para finalizar, El País avalia que a quantidade de políticos que deve ser investigada agora parece superar em número a primeira lista de Janot, de 2015, quando 50 nomes foram envolvidos no esquema de corrupção da Petrobras.

> > El País La fiscalía brasileña pide investigar a toda la clase dirigente por corrupción