ASSINE
search button

Sérgio Moro destaca "atuação eficiente e independente" de Fachin

Sorteio de ministro para relatoria da Lava Jato repercute entre juristas

Compartilhar

Juristas comentaram nesta quinta-feira (2) a escolha, através de sorteio do ministro Edson Fachin para a relatoria da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF). O juiz federal Sérgio Moro, responsável pela operação na Primeira Instância, destacou a "atuação eficiente e independente" de Fachin.

Fachin, que anteriormente ocupava a Primeira Turma do STF, pediu para ser transferido para a Segunda Turma (responsável pela Lava Jato) após a vaga deixada por ocasião da morte do ex-ministro Teori Zavascki, falecido em um desastre aéreo na cidade de Paraty-RJ. Com a ida de Fachin para a Segunda Turma, ele participou do sorteio juntamente com Celso de Mello, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski. Mesmo com o sorteio aleatório, os critérios para manter o equilíbrio na distribuição dos processos apontavam para que Fachin herdasse a relatoria da Lava Jato.

Ao menos 364 pessoas são investigadas no Supremo no âmbito da Operação Lava Jato, segundo o balanço mais recente divulgado pelo Ministério Público Federal (MPF), muitas delas políticos no exercício do mandato parlamentar.

>> Edson Fachin é o novo relator da Lava Jato

>> Fachin a caminho da relatoria da Lava Jato

Veja as manifestações sobre o sorteio de Edson Fachin para a relatoria da Operação Lava Jato

"Diante do sorteio do eminente Ministro Edson Fachin como Relator dos processos no Supremo Tribunal Federal da assim chamada Operação Lava Jato e diante de solicitações da imprensa para manifestação, tomo a liberdade, diante do contexto e com humildade, de expressar que o Ministro Edson Fachin é um jurista de elevada qualidade e, como magistrado, tem se destacado por sua atuação eficiente e independente", disse o juiz federal, Sérgio Moro.

“A Ajufe saúda o Ministro Facchin como o novo integrante da 2ª turma do STF e manifesta seu integral apoio na condução dos processos da operação lava-jato”, comentou o presidente da Ajufe, Roberto Veloso.

“É uma boa notícia o ministro  Fachin ter sido sorteado para ser o novo relator dos processos da Lava Jato. O Ministro . Fachin é um magistrado ponderado e técnico, com postura muito semelhante ao do Ministro Teori. Tenho certeza de que conseguirá lidar com as pressões impostas por esse processo e defenderá as garantias constitucionais, quando isso se fizer necessário”, se manifestou o vice-presidente da OAB do Rio de Janeiro, Ronaldo Kramer.