ASSINE
search button

Mídia internacional repercute prisão de Eike Batista

The New York Times, Le Monde, The wall Street Journal e BBC noticiaram 

Compartilhar

Nesta segunda-feira (30) ás 9h45, o avião que trouxe o empresário Eike Batista de volta ao Brasil pousou no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão.  A imprensa internacional repercutiu imediatamente a prisão do homem que já foi considerado dono de uma das cinco maiores fortunas do mundo. 

O norte-americano The New York Times diz em sua manchete que a Polícia prendeu o empresário brasileiro Eike Batista ao voltar para casa. No texto, o diário conta que em entrevista à TV brasileira, ele disse que estava voltando "para ajudar a limpar as coisas" e se recusou a comentar sobre as acusações.

"Eu estou voltando para responder ao sistema de justiça, como é o meu dever", disse ele, enquanto esperava o seu voo domingo à noite no Aeroporto John F. Kennedy, em Nova York.

> > The New York Times Police Arrest Brazilian Businessman Batista Upon Return Home

The Wall Street Journal apontou em sua reportagem que o ex-homem mais rico do Brasil está sendo acusado de pagar US $ 16,5 milhões em subornos. De acordo com o Journal o empresário brasileiro Eike Batista se entregou à polícia na manhã de segunda-feira no Rio de Janeiro, depois de seu retorno de Nova York, quatro dias depois de ter sido emitido um mandado de prisão para o ex-bilionário.

O diário relata que Eike Batista e seu advogado, Fernando Martins, disseram que o empresário deixou o Brasil por motivos comerciais, na terça-feira (24) à noite, dois dias depois que a polícia tentou prendê-lo e não sabia que um mandado de prisão estava prestes a ser emitido. O período lembra que as prisões brasileiras têm seções diferentes, incluindo as de detentos com diploma universitário, que geralmente são menos lotados e mais seguros, disse Antonio Carlos Pontes, advogado criminalista e professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mas não é o caso do ex-bilionário que não obteve um diploma universitário, então não seria colocado nessa seção. Ele estudou engenharia na Alemanha, mas não se formou, um de seus advogados confirmou segunda-feira (30).

> > Le Monde Fin de cavale pour Eike Batista, le «?Steve Jobs do Brasil?», accusé de corruption

O Le Monde destaca no título "Fim de linha para Eike Batista, o "Steve Jobs do Brasil", acusado de corrupção. O francês aponta que o bilionário brasileiro, apanhado pelo "escândalo da Petrobras", tinha fugido para os Estados Unidos.

Monde lembra que há quatro anos, ele era rico e famoso, amado pelos poderosos, apresentado como "Steve Jobs do Brasil", por ser conquistador, sedutor e talentoso. Desde quinta-feira, 26 de janeiro, o homem que já foi considerado como mais rico do Brasil, estava foragido da Interpol. 

> > The Wall Street Journal Brazil Businessman Eike Batista Arrested in Rio After Return From New York

A BBC de Londres informou que o empresário brasileiro Eike Batista, um magnata de negócios que já foi o homem mais rico do Brasil se entregou à polícia depois de aterrissar no Rio de Janeiro em um vôo de Nova York. A britânica destaca que ele é acusado de pagar subornos a funcionários do governo do estado do Rio de Janeiro e relata que ele fez a maior parte de sua fortuna durante o boom das commodities que trouxe grande riqueza para o Brasil.

A BBC acrescenta que Eike foi apontado em 2012 pela Forbes Magazine como o sétimo homem mais rico do mundo, com uma fortuna estimada em US $ 35 bilhões.

> > BBC Brazilian tycoon Eike Batista held in corruption probe