ASSINE
search button

Operador de campanha de José Serra admite repasse na Suíça em 2010

Empresário Ronaldo Cezar Coelho era operador do tucano em sua candidatura à Presidência da República

Compartilhar

O empresário e ex-deputado federal Ronaldo Cezar Coelho (PSDB) admitiu ter recebido recursos da empreiteira Odebrecht no exterior relacionados à campanha de 2010 do então candidato a presidente José Serra (PSDB). As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Os repasses seriam ressarcimento a Coelho por ele ter adiantado o pagamento de despesas da campanha tucana. Segundo o criminalista Antonio Cláudio Mariz de Oliveira, advogado de Coelho, tais valores foram incluídos na adesão do empresário ao recente programa de regularização de ativos no exterior.

Coelho foi apontado pela Odebrecht em negociações de delação premiada com a força-tarefa da Lava Jato como um dos operadores de R$ 23 milhões repassados pela construtora, via caixa dois, à campanha de Serra.

>> Odebrecht: José Serra recebeu R$23 milhões via caixa dois

>> Apontado como operador de Serra, Ronaldo Cezar Coelho pede repatriação

>> Odebrecht afirma que caixa 2 para Serra foi pago em conta na Suíça

O advogado contou ao Jornal Nacional que os valores se referem a um ressarcimento pelo empréstimo do avião que Ronaldo cedeu a José Serra, durante a campanha presidencial.

O empresário, integrante da coordenação política do tucano em 2010, foi responsável pelo acerto de uma parte desse valor fora do país, de acordo com a construtora. A Odebrecht afirmou ainda que o dinheiro foi repassado em uma conta na Suíça.

José Serra, atual ministro das Relações Exteriores, afirma que suas campanhas sempre foram feitas de forma lícita e com as finanças sob a responsabilidade do partido.

>> Acusações sobre Serra, ministro das Relações Exteriores, prejudicam imagem do país