Imagem que lembra um símbolo nazista em publicação de ministério repercute nas redes sociais

O Ministério do Planejamento lançou uma peça publicitária com uma imagem que se assemelha a uma suástica, o símbolo nazista. A intenção da publicação, feita nesta quinta (8), foi apresentar o Código de Conduta Ética dos agentes públicos do ministério.

O código serviria para orientar sobre o uso das redes sociais pelos funcionários da instituição. A iniciativa é parte do Programa de Integridade do ministério, lançado em maio deste ano. A publicação gerou repercussão negativa na internet. 

Nos comentários da publicação, o ministério se justificou:

“O Ministério do Planejamento esclarece que a imagem é uma alusão a um cata-vento para representar a sinergia e a integração institucional, símbolo que representa o aproveitamento dos ventos para produzir energia, por exemplo. No nosso caso, o cata-vento foi utilizado com a intenção de demonstrar que estamos seguindo, em constante movimento e evolução, de forma colaborativa para a construção de um ambiente cada vez mais íntegro e honrado na Administração Pública. O objetivo é estimular a conduta ética entre e pelos servidores e colaboradores do órgão no relacionamento com o público, no ambiente de trabalho, na execução das atividades e na participação em eventos externos. Não tivemos a intenção de fazer referência ao símbolo do antigo Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães e pedimos desculpas a quem se sentiu ofendido.”