Barbalho: obras do Eixo Leste da transposição do São Francisco terminam este ano

O Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, disse quinta-feira (8), em entrevista a A Voz do Brasil, que as obras do eixo leste da transposição do Rio São Francisco estão chegando ao fim. "No eixo leste estamos concluindo o curso das águas até 31 de dezembro deste ano. Portanto estamos muito próximos da conclusão. Em seguida, encheremos os reservatórios. Estaremos levando água até o último extremo do leixo leste até fevereiro de 2017 e entregando água ao Rio Paraíba e, principalmente, à região metropolitana de Campina Grande, que hoje sofre com a estiagem, se deus nos permitir, em abril de 2017", disse Barbalho.

Nesta sexta-feira (9), o ministro e o presidente da República, Michel Temer, visitarão as obras desta parte da transposição, em Pernambuco. A visita será a um trecho em Pernambuco, próximo a cidade de Floresta, região da estação de bombeamento número três.

Para a conclusão do eixo norte, foi lançado quinta-feira (8) edital para a execução do trecho que inicialmente seria de responsabilidade da Construtora Mendes Júnior, que alegou incapacidade financeira para prossegur com a obra. A previsão é que as águas deste trecho cheguem ao Reservatório de Jati,  no Ceará, em agosto de 2017, e  em setembro à população da Região Metropolitana de Fortaleza. As previsões do ministério são que o Rio Grande do Norte seja atendido em dezembro de 2017.