ASSINE
search button

'The Intercept': Dilma diz que Temer e aliados "confessam golpe"

Reportagem cita 'JB' como um dos poucos veículos independentes que destacaram fala de presidente

Compartilhar

O site The Intercept do premiado jornalista norte-americano Glenn Greenwald publicou nesta quinta-feira (29) a primeira entrevista da ex-presidente Dilma Rousseff após seu afastamento. Ela cita a declaração em que o presidente Michel Temer diz que o impeachment foi motivado por ela não aceitar o plano econômico do PMDB, e não por supostas irregularidades praticadas por ela. A fala de Temer foi noticiada em primeira mão pelo The Intercept Brasil na quinta-feira (22) passada.

"Além disso, havia também os que, com prontuário, queriam uma outra coisa: ‘Vamos aplicar um programa de governo que não foi aprovado nas urnas, um outro programa de governo.’ E isso tá sendo confessado, tem uma coisa interessante nesse golpe, eles confessam o golpe. Dois dias depois. Eles vão confessando. A última confissão foi feita pelo presidente ilegítimo e usurpador, atual no cargo, que disse o seguinte: ‘nós fizemos o impeachment para poder aplicar o programa Ponte para o Futuro’. Ora, o programa Ponte para o Futuro, que tira direito trabalhistas, tira direitos sociais, que privatiza, que vende as terras a estrangeiros, esse programa não foi aprovado nas urnas. Então, essa é uma outra razão do golpe.”

A entrevista foi conduzida pelo jornalista Bob Fernandes para a TVE Bahia.

Segundo a reportagem o comentário da ex-presidente refere-se a um discurso dado por Temer na sede da Sociedade Americana/Conselho das Américas (AS/COA), em Nova York, na quarta-feira passada, dia 21, quando disse que ele e seu partido começaram a articular o afastamento de Dilma Rousseff em consequência direta da não aceitação, pela ex-presidente, do programa neoliberal do PMDB chamado “Ponte para o Futuro”.

> > BRAZIL’S IMPEACHED EX-PRESIDENT DILMA ROUSSEFF SAYS SUCCESSOR “CONFESSED TO THE COUP”

The Intercept conta que no fim da palestra, os investidores tiveram a oportunidade de fazer ao ministro apenas duas perguntas que ilustram bem as preocupações que Dilma cita na entrevista à TVE. Um representante do setor automotivo perguntou “quando será que estrangeiros adquirirão terras no Brasil”, e um participante que não se identificou perguntou sobre os “planos do governo para lidar com possíveis agitações sociais em consequência a essas medidas que afetarão os bolsos de todos os brasileiros”.

The Intercept destaca que a fala inesperada de Temer foi noticiada por vários meios de comunicação da mídia independente, mas foi completamente ignorada por toda a mídia tradicional, com exceção da revista Exame, da Carta Capital e do Jornal do Brasil.

Abaixo veja o link da matéria publicada pelo Jornal do Brasil

> > 'The Intercept': Temer diz que impeachment aconteceu porque Dilma rejeitou 'Ponte para o Futuro'

Leia também

> > 'Financial Times': Opep fecha acordo de corte na produção em Argel

> > 'Le Monde': Deutsche Bank agoniza e ameaça todo o sistema financeiro europeu

> > 'WSJ': Petróleo de xisto americano sobrevive ao colapso

> > 'Forbes': Brasil despenca no ranking de competitividade global