ASSINE
search button

Maia aconselha governo a enviar reforma da Previdência só depois das eleições

Deputados e senadores entram em "recesso branco" no dia 14

Compartilhar

O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), aconselhou o governo de Michel Temer a enviar a proposta que estabelece idade mínima das aposentadorias, dentro da Reforma da Previdência, somente depois das eleições municipais, de acordo com a coluna de Mônica Bergamo na Folha de S.Paulo desta segunda-feira (5). Temer tem dado sinais de que o projeto será enviado ainda em setembro.

"Não é inteligente e é inútil", disse o presidente da Câmara, lembrando que o Congresso Nacional entra no chamado "recesso branco" a partir do dia 14, quando deputados e senadores viajam para seus estados a fim de participar da campanha eleitoral, que vai até outubro. Maia diz que não faz "a menor diferença" mandar a proposta no final de setembro ou depois de 2 de outubro, data das eleições municipais.

Como a proposta é polêmica e deve incendiar a oposição, a espera evitaria também que parlamentares que perdessem a eleição colocassem a culpa em Temer. Já a intenção do presidente da República seria enviar antes para, segundo interlocutores, não ser acusado de estelionato eleitoral. "Mas isso não vai acontecer porque ele já anunciou que tentará reformar a Previdência", argumenta Maia.