ASSINE
search button

Romário rebate acusações de Gabrilli e chama deputada de "preconceituosa"

Parlamentar tucana disse que senador trocou voto por cargo em governo Temer

Compartilhar

O senador Romário (PSB-RJ) se manifestou nesta quinta-feira (23) em relação às acusações da deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP) dirigidas a ele. Segundo a deputada, o senador, que era apontado como indeciso na votação de impeachment, trocou seu voto por uma nomeação de uma aliada para a Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A nomeação foi feita nesta semana pelo presidente interino Michel Temer.

Romário afirmou que a deputada, conhecida pela luta por pessoas com deficiência, ficou chateada ao não ter atendido o pedido para nomeação de um nome que ela havia sugerido a Temer. O senador disse que "são mentirosas" as declarações de Mara Gabrilli, de que ele teria trocado a nomeação pelo seu voto no processo de impedimento da presidente Dilma Rousseff e que deve ocorrer em agosto.

>>Deputada acusa Romário de barganha em impeachment

Romário publicou um vídeo no qual a deputada faz elogios a ele pelo empenho na aprovação da Lei Brasileira de Inclusão (LBI). "Como mudou tão rápido de opinião. Tudo isso por causa de uma indicação?", questionou o senador do PSB, pré-candidato à Prefeitura do Rio, que classificou algumas declarações de Gabrilli, dadas à coluna de Lauro Jardim, no Globo, de "preconceituosas". "Espero que a deputada repense suas declarações e avalie o quanto ela prejudica a causa com essas ações. Não é atacando quem está do nosso lado que avançamos".

Veja, na íntegra, a nota publicada por Romário:

Eu não ataco quem é do meu time. Hoje eu jogo ao lado de todos aqueles que atuam em favor das pessoas com deficiência, por isso, embora bastante chateado com as declarações da deputada Mara Gabrilli, não vou revidar.

Entendo que ela esteja frustrada por não ter sido atendida, já que individualmente indicou um nome para assumir a Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência e não teve sucesso. Mara levou essa questão para uma disputa pessoal e se perdeu em rancor. Sempre fomos amigos e sempre compartilhei com ela e sua equipe a promoção de eventos e ações em favor da causa. Bem diferente das acusações levianas que ora ela me faz, tenho registro de elogios públicos que recebi dela.

Mara mente ao dizer que eu não procurei as pessoas da área para indicar a ex-deputada Rosinha da Adefal. Tanto que tive o apoio de vários parlamentares, deputados e senadores ligados à causa. A procurei também, ela disse que não assinaria o ofício, mas afirmou que não tinha nada contra a Rosinha. Inclusive, disse que era um ótimo nome.

São mentirosas as insinuações, por parte da Mara, de que a indicação da Rosinha foi moeda de barganha para apoiar ou não o impeachment. Além de representatividade na área, Rosinha tem um ótimo diálogo com o Congresso Nacional. Facilitando e garantindo que demandas apresentadas tenham um rápido atendimento.

Fiquei especialmente estarrecido com acusação de usar a minha filha para me promover. Ao falar isso, Mara depõe contra ela própria, assim como contra várias pessoas que atuam pela causa. Afinal, a nobre deputada estaria nessa trincheira se não fosse tetraplégica? O nascimento da minha filha me transformou numa pessoa melhor e eu tenho muito orgulho de dizer isso. Ela é linda e saudável e nunca lhe faltou nada, mas pelo olhar da Ivy eu pude ver que milhões de pessoas com deficiência no Brasil tinham muitas necessidades e resolvi lutar por elas. Ao contrário do que diz Mara Gabrilli, eu usei a minha fama para dar luz a causa e não o contrário.

Mara destilou preconceito ao dizer que não tenho conhecimento técnico na área. Gostaria que a deputada me respondesse quando ela me fez uma pergunta que eu não soube responder. E mais, desde quando conhecimento técnico é pré-requisito para representar a população? Política é, antes de tudo, a arte de se construir soluções na base do diálogo. É muito bom que se tenha conhecimento técnico, mas se isso fosse fundamental estaríamos limitando e cerceando o direito das pessoas de se candidatarem a cargos eletivos.

Espero que a deputada repense suas declarações e avalie o quanto ela prejudica a causa com essas ações. Não é atacando quem está do nosso lado que avançamos.

Mostro a vocês, em vídeo, qual era a opinião da Mara sobre mim em novembro do ano passado. Como mudou tão rápido de opinião. Tudo isso por causa de uma indicação?