Orani João Tempesta ingressou na Ordem Cisterciense, no Mosteiro de Nossa Senhora de São Bernardo, em 1968.
Em 1997, o Papa João Paulo II o designou para ser o terceiro bispo de São José do Rio Preto.
Em 2004, foi nomeado Arcebispo de Belém, no Estado do Pará.
Em 2009, o Papa Bento XVI nomeou Dom Orani Arcebispo do Rio de Janeiro.
Em 2014, o Papa Francisco o nomeou oficialmente como Cardeal da Igreja Católica.
O Rio de Janeiro comemora neste dia 23 de junho o aniversário de Dom Orani Tempesta como uma festa da própria cidade. Desde que chegou ao Rio de Janeiro, o Pastor tem dado não só aos católicos, mas a todos os cidadãos da cidade, demonstração de carinho e orientação digna. Como fez no episódio em que, sentado numa calçada como um cidadão comum, rezava pela paz, e numa entrevista pouco observada pela grande mídia, pedia a reconstrução de uma sociedade mais justa, humana e solidária:
“Eu tenho dito que a nossa sociedade é doente, há um tecido social doentio. E isso acontece tanto no aspecto ético, como também moral, social e da segurança. É necessário reconstruir a sociedade. Isso nos ajuda a ver a necessidade de construir valores e anunciar o Evangelho, para que os corações sejam abertos à graça de Deus. Que as pessoas se amem e queiram bem uns aos outros. E que juntos construamos uma sociedade mais justa, humana, solidária, onde todos tenham dignidade e vivam com dignidade.”
O Jornal do Brasil o cumprimenta, desejando ao Arcebispo do Rio de Janeiro Dom Orani João Tempesta, saúde, e que continue a prestar este pastoreio de humildade por muitos e muitos anos em nossa cidade, que tanto precisa.