ASSINE
search button

'WSJ': Polícia Federal indicia Vale, BHP Billiton e Samarco pelo desastre de Mariana

Jornal fala da tragédia que aconteceu ha sete meses em Minas Gerais

Compartilhar

A edição desta sexta-feira (10) do jornal norte-americano The Wall Street Journal, conta que a Polícia Federal indiciou na quinta (9) oito pessoas,além das empresas Vale, BHP Billiton e Samarco pelo desastre de Mariana, em Minas Gerais, há sete meses. Na ocasião, uma barragem de de lama se rompeu, destruindo toda a cidade e despejando toneladas de dejetos tóxicos no Rio Doce.

> > > The Wall Street Journal Brazil Police Say BHP, Vale Venture at Fault for Dam Disaster

Segundo a reportagem do Wall Street Journal, a Polícia Federal atribuiu diversos fatores ao rompimento da barragem, entre eles falha no monitoramento da estrutura, má drenagem da água, equipamentos com defeito e alta saturação de minérios.

A PF ainda disse que a barragem da Samarco não tinha um responsável técnico desde 2012, acrescenta o Journal. Em nota, a Vale disse que jamais teve qualquer responsabilidade pela gestão da Barragem de Fundão.

O texto do Wall Street Journal diz que mais uma vez, a empresa reforçou a informação de que, na média dos últimos três anos, destinou aproximadamente 5% do volume total de rejeitos depositados pela Samarco na Barragem de Fundão, no mesmo período. Antes deste período, a barragem não tinha sequer atingido 50% de sua capacidade total. Além disso, nunca houve variação significativa, em tonelagem, do volume de rejeitos enviado pela Vale à Samarco, finaliza a nota da empresa Vale.