ASSINE
search button

Teori Zavascki manda investigar lista da Odebrecht

Compartilhar

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, determinou a abertura de um procedimento para que a Procuradoria-Geral da República apure a lista da Odebrecht na qual aparecem pagamentos a pelo menos 316 políticos de 24 partidos. A lista foi descoberta durante a Operação Lava Jato.

Teori decidiu ainda devolver ao juiz Sergio Moro o comando das fases Acarajé - que teve como alvo o marqueteiros João Santana e sua mulher, Mônica Moura; e Xepa, que apura suspeitas de propina e lavagem de dinheiro envolvendo a Odebrecht.

A lista da Odebrecht foi apreendida na casa do executivo Benedicto Barbosa da Silva Junior, alvo da operação Acarajé, em fevereiro, e mostra suposto repasse da empreiteira a ministros, governadores, senadores, prefeitos e deputados para campanhas municipais de 2012 e na eleição de 2014.

Na ocasião, o juiz Sérgio Moro encaminhou a lista para o STF, já que ela envolvia autoridades com foro privilegiado. Agora, Teori abriu um procedimento e vai enviar o documento para que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, faça uma análise.

O Ministério Público vai opinar se há ou não indícios que justifiquem o pedido de abertura de inquérito ao STF contra os políticos citados.

Teori Zavascki manteve ainda todos os atos praticados pelo juiz federal nessas operações, incluindo as prisões de João Santana, de Mônica Moura e de outros suspeitos.