ASSINE
search button

PMDB indica Raimundo Lira para presidência da comissão de impeachment

Líder do PMDB, senador Eunício Oliveira confirmou nome pelas redes sociais

Compartilhar

O líder do PMDB, Eunício Oliveira (CE), confirmou pelo twitter a indicação do senador Raimundo Lira (PB) para a presidência da comissão do impeachment, que deve ser instalada na segunda-feira. O partido também indicou na tarde desta quarta-feira (20) os senadores Raimundo Lira (PB), Rose de Freitas (ES), Simone Tebet (MS), José Maranhão (PB) e Waldemir Moka (MS) como membros titulares da comissão do impeachment. Com isso, já são 16 os nomes de titulares, das 21 vagas. Faltam ainda os nomes do Bloco de Apoio ao Governo (PT e PDT).

"O PMDB vai ter isenção. Quem for presidir e eu disse para o senador Raimundo Lira que no momento em que ele sentar na cadeira de presidente de uma comissão processante contra um presidente da República, ele deixa de ser um representante do partido e vira um magistrado", garantiu Eunício Oliveira em entrevista.

Ao lembrar que o PMDB tem 18 parlamentares na Casa, Eunício de Oliveira afirmou que a escolha de Lira foi pessoal e a mais difícil da sua função de líder. “O senador Raimundo Lira preenche, no meu entendimento como líder, todas as qualidades como seriedade de tranquilidade. Esse é um processo que não pode ser feito para alguém aparecer na mídia. Esse é um processo muito sério.”

>> STF envia ao Senado proposta de rito do impeachment

>> Renan critica Cunha por paralisar Câmara até votação do impeachment

O PMDB, com 18 senadores, é quem faz a indicação para o cargo de presidente da comissão. Dois senadores, Waldemir Moka e Rose de Freitas, chegaram a procurar o líder do PMDB no Senado para se candidatar ao cargo, mas Eunício preferiu escolher um nome mais próximo e confiável. “A presidência eu vou controlar, não abro mão, mas para defender o governo não tem ninguém”, disse o líder Eunício. 

Apesar de já ter declarado voto favorável ao impedimento da presidenta Dilma, o senador Raimundo Lira é visto, mesmo por parlamentares do PT, como um bom nome, moderado e de bom trânsito. Após a indicação para ser presidente da comissão especial, a assessoria do senador Raimundo Lira disse que agora ele se declara indeciso.

Antes da instalação da comissão especial, na segunda-feira (25), os nomes indicados terão que cumprir uma formalidade: ser aprovados, em sessão deliberativa do Senado marcada para as 16h. Em seguida, já na comissão, serão eleitos o presidente e o relator da comissão. Segundo o Regimento Interno do Senado caberá ao presidente da comissão, indicar o relator. Diante da defesa do nome do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), apoiadores do governo insistem que seja indicado um nome considerado neutro para a comissão.

Os blocos têm até sexta-feira (22) para indicar seus representantes. Caso os nomes não cheguem no prazo, o próprio presidente preencherá as vagas restantes.

O processo começou a tramitar no Senado após o parecer do relator na Câmara, Jovair Arantes (PTB-GO) ter sido aprovado pelos deputados no último domingo (17).

Veja os nomes indicados até agora para compor a comissão no Senado:

Bloco da oposição (DEM, PSDB e PV)

Titulares

Aloysio Nunes (PSDB-SP)

Antônio Anastasia (PSDB-MG)

Cássio Cunha Lima (PSDB-PB)

Ronaldo Caiado (DEM-GO)

Suplentes

Tasso Jereissati (PSDB-CE)

Ricardo Ferraço (PSDB-ES)

Paulo Bauer (PSDB-SC)

Davi Alcolumbre (DEM-AP)

Bloco Moderador (PTB, PR, PSC, PRB e PTC)

Titulares

Wellington Fagundes (PR-MT)

Zezé Perrella (PTB-MG)

Suplentes

Eduardo Amorim (PSC-SE)

Magno Malta (PR-ES)

Bloco Democracia Progressista (PP e PSD)

 Titulares

Ana Amélia (PP-RS)

José Medeiros (PSD-MT)

Gladson Camelli (PP-AC)

 Suplentes

Sérgio Petecão (PSD-AC)

Wilder Moraes (PP-GO)

Otto Alencar (PSD-BA)

Socialismo de Democracia (PSB,PPS, PCdoB e Rede):

Titulares

Romário (PSB) 

Fernando Bezerra Coelho (PSB) 

Suplentes 

Roberto Rocha (PSB) 

Cristovam Buarque (PPS)

PMDB

Titulares

Raimundo Lira (PB)

Rose de Freitas (ES)

Simone Tebet (MS)

José Maranhão (PB) 

Waldemir Moka (MS) 

Suplentes

Hélio José (DF)

Marta Suplicy (SP)

Garibaldi Alves Filho (RN)

João Alberto Souza (MA) 

Dário Berger (SC)

* Com informações da 'Agência Senado' e da 'Agência Brasil'