ASSINE
search button

Lula começa a sondar nomes para governo de repactuação

Para ex-presidente, impeachment contra Dilma será derrotado no Congresso Nacional

Compartilhar

Antevendo uma vitória do governo na batalha do impeachment contra a presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados, o ex-presidente Lula já começou a sondar nomes para o que vem sendo chamado de governo de repactuação.

Quando foi convidado para assumir a Casa Civil, Lula colocou algumas pré-condições para Dilma. Entre elas, o ex-presidente gostaria de ter Celso Amorim nas Relações Exteriores, Nelson Jobim na pasta da Justiça e, sobretudo, o ex-presidente do BC Henrique Meirelles na Fazenda.

Com a reversão do quadro pró-impeachment, Lula já retomou as conversas para ressuscitar a volta de Henrique Meirelles na condução da economia. Os dois, segundo fontes próximas ao ex-presidente, conversaram recentemente e Meirelles teria aceitado o convite, mas condicionou a nomeação ao desfecho da votação do impeachment na Câmara dos Deputados.

Lula aguarda o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) de liminar para anular a decisão do ministro Gilmar Mendes, que cancelou a nomeação do líder petista para a Casa Civil. Até que a Corte não julgue o pedido da defesa, o ex-presidente atua informalmente como articulista político do governo junto aos líderes da base aliada para derrubar o impeachment.

>>Defesa de Lula pede que Moro seja investigado por grampo de advogados