ASSINE
search button

Conselho político do PT debate ofensiva reacionária a Lula nesta segunda

Compartilhar

O ex-presidente Lula participou, nesta segunda-feira (15), em São Paulo, do primeiro encontro do conselho político da Presidência do Partido dos Trabalhadores em 2016. Ao lado de acadêmicos, dirigentes, governadores e prefeitos do PT, como Fernando Haddad, além de lideranças sindicais da CUT, Lula fez sugestões e avaliações sobre a atual conjuntura econômica e política.

Em editorial publicado no site no PT, o presidente nacional do partido, Rui Falcão, informou que as pautas da reunião do Conselho também tiveram como foco o papel da mídia e de alguns procuradores de Justiça nos danos à imagem de Lula.

"As ameaças crescentes ao Estado Democrático de Direito, a ofensiva reacionária para criminalizar o PT e a escalada de ataques ao companheiro Lula são temas prioritários na reunião do Conselho Político da Presidência do PT, nesta segunda-feira (15), em São Paulo. Além de conclamar os setores populares e democráticos a se mobilizarem contra violações à Constituição e a direitos fundamentais – como o habeas corpus, por exemplo –, a ideia é que o Conselho sugira formas e meios de ampliar o movimento em defesa do Estado de Direito. Naturalmente, será uma ocasião para expressarmos, novamente, nossa solidariedade e apoio ao ex-presidente Lula. Também estarão na pauta textos encaminhados por integrantes do Conselho, entre eles o que sugere um Plano Nacional de Emergência para retomar o crescimento econômico do País. O documento propõe também a convocação de uma Conferência Nacional sobre Política Econômica, a ser convocada pela direção do PT", afirmou, no comunicado.

Nesta quarta-feira (17), a Frente Brasil Popular, que reúne mais de 60 entidades civis, movimentos sociais e sindicatos, junto com parlamentares de diversos partidos, farão um ato em apoio a Lula em frente ao Fórum paulistano, onde o ex-presidente e Marisa Letícia vão depor pela manhã.

>>Mais de 60 entidades fazem ato em defesa de Lula na próxima quarta-feira