ASSINE
search button

PF prende 30 por fraude em empréstimos do Banco do Brasil 

Esquema era liderado por ex-gerentes e desviou R$ 35 milhões.

Compartilhar

Agentes da Polícia Federal prenderam nessa terça-feira (01) 30 pessoas que foram usadas como laranjas no esquema que envolvia dois ex-gerentes do Banco do Brasil. A fraude desviou R$ 35 milhões do BB. O dinheiro era destinado a financiamentos agrícolas. Segundo a PF, a fraude estava centralizada em uma agência em Guará (SP) e envolvia contratos com produtores rurais falsos na cidade e em Franca (SP).

Além dos dois ex-gerentes do banco, dois homens apontados como agenciadores desses laranjas e um engenheiro ambiental, suspeito de emitir laudos falsos para aprovação dos empréstimos, estão entre os presos. Documentos que comprovam o golpe também foram apreendidos.

Em nota, o Banco do Brasil informou que afastou os funcionários envolvidos assim que constatou indícios de irregularidades e colabora com as autoridades competentes para apuração do caso.

As investigações apontam que familiares dos supostos aliciadores também foram usados como laranjas e, portanto, tinham conhecimento do esquema. Reis não descarta que esses parentes sejam convocados para prestar esclarecimentos à PF.