ASSINE
search button

Samarco não tinha plano de resgate e reação foi lenta, diz governador do ES

Paulo Hartung (PMDB) ressalta possibilidade de recuperação do rio Doce

Compartilhar

O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), em entrevista ao site da revista Veja, criticou a "reação lenta" da Samarco nos dias seguintes ao rompimento de barragens que causou mortes e destruição. Ele também critica as multas preliminares anunciadas até então. 

Para Hartung, o processo de despoluição do rio Doce pode ser um exemplo de que é possível recuperar outras bacias do país. "Queremos transformar essa recuperação do rio Doce em um caso de sucesso. Todas as bacias brasileiras hoje estão muito mal tratadas. Olha como estão as bacias do Paraíba e do São Francisco, só para citar dois casos. A própria ocupação do Vale do Rio Doce foi marcada por muita devastação", disse. 

O governador também chamou a atenção para o fato de que a empresa, nos primeiros dias após a tragédia, demonstrou que não tinha um plano para lidar com uma situação desta gravidade. "A reação foi lenta, a comunicação foi zero e muito contraditória. Não estou dizendo que esteja bom, mas agora melhorou, já estão conseguindo dar respostas. E esperamos que eles deem as respostas condizentes com o desastre. Eles tiveram dificuldades no início, tanto que nós o notificamos e, como não vimos reação, entramos na Justiça para forçá-los a cumprir as suas obrigações", disse o governador na entrevista. 

"Se nós conseguirmos tirar dessa tragédia uma ação positiva é a de recuperação do Rio Doce. A tragédia é horrorosa, a destruição é de tirar o fôlego de todo o mundo que vê a cena. Mas podemos criar um caso de sucesso para pensar a gestão dos recursos hídricos no Brasil. Olha a situação de São Paulo. Falta água no Estado, mesmo com os maiores reservatórios do país. Motivo: foram construídas casas, ruas, estradas onde se produzia água", acredita Hartung.

"O Doce recuperado pode ajudar a abastecer a Região Metropolitana de Vitória. Com a crise hídrica, estou procurando novas fontes para fazer a captação", completou.