Darcy Ribeiro pode dar nome a ala no prédio do Senado

Os ex-senadores Luiz Henrique (1940-2015) e Darcy Ribeiro (1922-1997) devem ser homenageados a partir de iniciativas da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). Em reunião realizada nesta terça-feira (13), a CE aprovou o PRS 2/2015, do senador Roberto Rocha (PSB-MA), que passa a denominar “Ala Senador Darcy Ribeiro” ao segundo andar do bloco B do anexo II do Senado, compreendendo suas salas, corredores e o espaço junto ao auditório Petrônio Portela.

A iniciativa original dava o nome de Darcy apenas ao segundo andar do bloco B do referido anexo. Mas teve sua abrangência aumentada a partir de sugestão do relator, senador João Alberto Souza (PMDB-MA).

Darcy Ribeiro nasceu em 1922 em Montes Claros (MG) e morreu em 1997, durante o mandato de senador do Rio de Janeiro, para o qual foi eleito em 1990, pelo PDT. A iniciativa precisa agora da concordância da Comissão Diretora do Senado.

Também foi lido e discutido oo relatório de Cristovam Buarque (PDT-DF) que passa a denominar “Campus Universitário Governador Luiz Henrique” ao campus da Universidade Federal de Santa Catarina que se localiza na cidade de Joinville.

Para Cristovam, Luiz Henrique, que faleceu em maio deste ano também em pleno exercício de seu mandato de senador, foi um administrador que deixou marcas profundas nos cargos que exerceu. Ele foi prefeito de Joinville (1977-1982 e 1997-2002) e governador (2003-2010), tendo ocupado ainda o Ministério da Ciência e Tecnologia (1987-1988) durante parte do governo de José Sarney.

O projeto é uma iniciativa de Paulo Bauer (PSDB-SC), e pode ser votado na próxima reunião da CE. A homenagem a Luiz Henrique foi elogiada também por Dário Berger (PMDB-SC), Fátima Bezerra (PT-RN) e Donizete Nogueira (PT-TO).