ASSINE
search button

Lindbergh defende fim das doações empresariais e critica Eduardo Cunha

Compartilhar

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) defendeu nesta quarta-feira (30) o fim do financiamento empresarial a partidos e protestou contra o que chamou de “chantagem” do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, em torno do tema.

Para ele, ao vincular o exame dos vetos presidenciais à votação da PEC da reforma política pelo Senado, Eduardo Cunha “passou de todos os limites” na defesa de uma prática de financiamento que o Supremo Tribunal Federal declarou inconstitucional e já deveria ser ilegal há muito tempo.

Ele avalia que a manobra do presidente da Câmara é o “último esperneio” de um modelo de campanha política baseado na distribuição de verbas doadas por empresas. Ao sublinhar que os interesses nacionais devem estar acima de tudo, Lindbergh declarou que a proibição do financiamento empresarial fará eleições mais justas e alterará profundamente o funcionamento do Parlamento.

— A gente sempre pensava de início na campanha eleitoral, mas não, o fim do financiamento empresarial pode modificar a forma de funcionamento deste Parlamento, para não ficarmos reféns dos lobbies empresariais - disse o senador.