ASSINE
search button

Lula defende retorno da CPMF e diz que imposto não deveria ter sido extinto

Compartilhar

Durante participação no seminário internacional em São Bernardo do Campo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu neste sábado (29/8) o retorno da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).

"Não sei se é verdade que [Chioro] defendeu a CPMF. Mas a verdade é que ela não deveria ter sido retirada. Mas você deveria reivindicar para os governadores e prefeitos, porque eles precisam de dinheiro para a saúde", disse Lula ao cumprimentar o ministro da Saúde, Arthur Chioro. Diante do ex-presidente do Uruguai José "Pepe" Mujica, Lula afirmou ao ministro da Saúde, Arthur Chioro, que o chamado "imposto do cheque" nunca deveria ter sido extinto.

<<União deve ficar com mais de 90% da nova CPMF

O governo da presidente Dilma Rousseff considera recriar a CPMF, em meio às dificuldades financeiras enfrentadas com a crise econômica. A presidente Dilma Rousseff analisa com o ministro Joaquim Levy  propor a criação da nova CPMF por um período de apenas um ano.

Um dos integrantes do primeiro escalão encarregados de negociar a eventual criação do novo tributo, o ministro da Saúde defende uma alíquota de pelo menos 0,38%, o último percentual da CPMF.  O imposto foi  criado pelo governo Fernando Henrique Cardoso, e acabou extinto pelo Legislativo em 2007, já no segundo mandato de Lula.