Uma carreta lotada de porcos tombou na manhã desta terça-feira (25) no trecho oeste do Rodoanel, em Barueri, na Grande São Paulo, e deixou os animais feridos. A carreta, que vinha de Uberlândia, em Minas Gerais, com destino a um frigorífico na cidade de Carapicuíba, perdeu o controle após desistir de passar em uma cabine de pedágio na altura do km14. A imagem dos porcos feridos, que devem ser transportados para um santuário, em São Roque, fez com que ativistas criassem um projeto de crowfunding para arrecadar fundos para financiar alimentos e remédios para os animais.
O veículo carregava cerca de 110 porcos, muitos morreram, mas outros resistiram, porém, ainda estão presos nas ferragens do veículo tombado. Os animais serão encaminhados para um local que já abriga outros animais, segundo a administração do sítio que vai receber os porcos, o objetivo é cuidar dos animais até que doadores definitivos sejam encontrados.
Um outro caminhão do frigorífico vinha para o local do acidente para levar parte dos porcos ao abatedouro, mas os ativistas negociavam para que todos fossem levados ao santuário. Os animais ficaram dentro da carreta tombada por mais de 7 horas. Em uma das tentativas de desvirar o veículo, ainda com os animais dentro, deixou os porcos ainda mais feridos, pois o resgate não conseguiu erguer a carga e a carroceria despencou novamente.