Dilma confirma visita à 14ª Jornada de Agroecologia nesta sexta-feira 

A 14ª Jornada de Agroecologia chega ao seu terceiro dia na cidade de Irati-PR, com a participação de mais de 4 mil trabalhadores rurais de diversas regiões. Na tarde desta quinta-feira (23/07) o Palácio do Planalto confirmou a participação da presidente Dilma Rouseff, que irá visitar o Centro de Tradições Willy Lars, onde esta instalado o evento, a partir das 15 horas da sexta-feira (24/07).

Na defesa de um novo projeto, popular e soberano, para a agricultura, a 14ª Jornada de Agroecologia traz o tema "Terra livre de transgênicos e sem agrotóxicos", numa programação que conta com conferências, seminários, oficinas, atos políticos e intervenções culturais. A comitiva presidencial contará com a presença de diversos ministros e circulará pelas dependências da Jornada, sendo recebida pelos trabalhadores.

A presença da chefe do Executivo brasileiro é tida pelos trabalhadores rurais como afirmação do compromisso do Estado brasileiro com a agroecologia, que pode representar uma alternativa de trabalho para produção no campo em convívio com o meio ambiente, que até então segue sendo devastado pelo atual modelo hegemônico no meio rural, o agronegócio.

Os participantes cobram, desde o último dia 22/07 quando realizaram uma marcha pelas ruas de Irati, a efetivação de uma política pública voltada para a agroecologia. Este modelo, construído desde o trabalho cooperado entre agricultores, impulsiona um caminho sólido para a soberania alimentar do país, já que, segundo dados do Censo Agropecuário de 2010, é a agricultura camponesa que põe 70% da comida na mesa das famílias brasileiras.

A Jornada de Agroecologia se iniciou em 2002, como uma ação de diálogo e amostra da força que tem a agricultura camponesa agroecológica e, desde então, vem ganhando proporções nacionais. Até o próximo sábado (25/07) mais de 7 mil visitantes devem passar pela 14ª Jornada de Agroecologia, que se encerra com um ato político, apresentação da Carta da Jornada, e a partilha de sementes.