ASSINE
search button

PMDB diz que rompimento de Cunha com o governo é 'pessoal'

Compartilhar

O comando do PMDB informou nesta sexta-feira (17), por meio de nota enviada pela assessoria da legenda, que um rompimento do partido com o governo de Dilma Rousseff só poderia ocorrer depois de uma consulta da sigla à executiva nacional, ao conselho político e ao diretório nacional. O partido, comandado nacionalmente pelo vice-presidente da República, Michel Temer, articulador político do Palácio do Planalto, ainda não tem data para uma consulta à cúpula.

Nesta sexta-feira (17), o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), anunciou rompimento com o governo e disse que, como político, vai tentar no congresso do partido, em setembro, convencer a legenda a seguir o mesmo caminho. Cunha disse que, apesar da decisão, vai manter a condução da Câmara dos Deputados "com independência".

>> "Não há espaço para aventuras antidemocráticas", diz Dilma

>> Delator diz que Eduardo Cunha pediu US$ 5 milhões em propina

>> Vice-líder do governo na Câmara pedirá afastamento temporário de Cunha

A decisão foi motivada pela acusação de que o peemedebista recebeu US$ 5 milhões em propina para viabilizar um contrato de navios-sonda da Petrobras para a empresa Toyo Setal. A acusação foi feita pelo empresário Júlio Camargo em depoimento divulgado nesta quinta-feira (16) ao juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pelas investigações da Operação Lava Jato.

De acordo com Cunha, a partir de agora ele passará a integrar as fileiras de oposição. "Eu, formalmente, estou rompido com o governo. Politicamente estou rompido", disse em coletiva de imprensa no salão verde da Câmara.

No comunicado divulgado após o anúncio de Cunha, a direção do PMDB ressaltou que a decisão do presidente da Câmara é “pessoal”. “A manifestação de hoje do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, é a expressão de uma posição pessoal, que se respeita pela tradição democrática do PMDB", diz trecho do comunicado.

Leia a íntegra da nota:

Nota à imprensa

A manifestação de hoje do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, é a expressão de uma posição pessoal, que se respeita pela tradição democrática do PMDB. Entretanto, a Presidência do PMDB esclarece que toda e qualquer decisão partidária só pode ser tomada após consulta às instâncias decisórias do partido: comissão executiva nacional, conselho político e diretório nacional.

Assessoria de Imprensa do PMDB